Homenagem do MAPI ao Centenário de Leonel Brizola


Mapi
22/01/2022

Em comemoração ao centenário de seu nascimento, neste 22 de janeiro de 2022, o MAPI, com intuito de colaborar com a reflexão de todos os pedetistas, brizolistas e nacionalistas, elaborou uma breve mostra do amplo e disseminado pensamento humanista deste que foi o maior ente político surgido no pós-guerra, em nosso País.
Brizola definia-se um empírico, talvez por ter percorrido toda sua trajetória de vida centrada na experimentação, no ineditismo de suas ações – algumas ousadas: primeiro a encampar uma empresa multinacional; primeiro político a usar pesquisa. Entretanto, sua formação humanística teve uma base que se pode definir como sólida, a se deitar análise em sua entrevista a O Globo, em 19 de setembro de 2000:

(…) Bom, aí, eu acabei tomando um outro caminho.
Este ambiente para onde eu fui era inteiramente laico: a biblioteca era laica. Tinha de tudo. E
tinha sempre um núcleo, que aquilo vinha do passado: aquele núcleo intelectual ali dentro…

Jornalista: Entre alunos?…

…Entre os alunos!

E aluno que quisesse se honrar de ter sido daquela escola tinha que ler todos os livros da
biblioteca. Todos! Até as revistas: a coleção de revistas tinha que folhear. [O governador
recorda em voz alta…] As revista… antigas… espanholas…

Jornalista: Isto já é em Porto Alegre, não é?
Em Porto Alegre.

Bom, a natureza da biblioteca tendia mais para o positivismo. Era comtista. Porque aquilo era uma escola que fazia parte de um conjunto de escolas…

Eles [os mascates] ouviram falar em escola de engenharia, mas aquilo ali eram escolas técnicas, que depois se chegava à engenharia civil e agronomia (cursos superiores). A Universidade do Rio Grande do Sul teve este nascimento.

Bom, eu ali já lia algumas coisas – compreendeu? Alguma literatura relacionada com outras interpretações sobre a vida de Cristo, que me fascinava muito. Historiadores independentes:

César Cantu [Cesare Cantú] e outros, compreendeu? Independentes. Analisavam o Império Romano com grande dureza. E Cristo surgia ali como um rebelde. E dava aquela estruturação toda.

E aquilo eu fui… avaliando, e eu fui assim assumindo um pensamento mais aberto, primeiro (ou mais independente, não é?), até chegar a uma concepção assim republicana.

Clique aqui para ler o documento completo.

Compartilhe: