Flagrados por sistema de câmeras de Niterói, ladrões são presos em 5 minutos


Prefeitura de Niterói
28/06/2022

Investimento municipal na infraestrutura foi fortalecida na gestão de Rodrigo Neves

Com o auxílio das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp,) da Prefeitura de Niterói – administrada pelo PDT-, dois homens que usaram uma granada para roubar uma motocicleta em Santa Rosa, Niterói, nesta quinta-feira (23), foram presos cinco minutos após o crime. Com eles, foram apreendidos uma pistola 9mm com carregador e munições, uma granada, um simulacro de arma de fogo e um celular.

As câmeras do Cisp flagraram o momento em que um dos suspeitos rouba a motocicleta Yamaha no Largo do Marrão, em Santa Rosa. Imediatamente a equipe de monitoramento do Cisp, composta por guardas municipais, policiais militares e agentes civis, visualizou o roubo através das câmeras e identificou que o indivíduo estava com um comparsa. Com a descrição dos suspeitos, as equipes da PM que realizavam patrulhamento de rotina nas ruas foram acionadas em tempo real. Minutos depois, a dupla foi vista abandonando a motocicleta na Rua Gavião Peixoto esquina com a Rua Miguel de Frias, em Icaraí, onde o condutor entrou na farmácia próxima e o garupa foi em direção à Praia de Icaraí. Uma equipe do Cisp informou a localização dos dois indivíduos e um cerco tático foi realizado para abordagem e prisão. Toda a ação, do informe até o cerco que resultou na prisão, durou cerca de 5 minutos. Trinta minutos depois de ser roubado, a vítima recuperou sua moto.

Inteligência – Além da tecnologia online para ações imediatas, o Cisp também é utilizado como um serviço de inteligência que dá suporte aos agentes no dia-a-dia e auxilia outras forças de segurança em investigações para desbaratar e prender quadrilhas ou criminosos. O Cisp conta com 522 câmeras que atuam 24 horas por dia, monitoradas por Guardas Municipais, além de 70 câmeras inteligentes capazes de identificar placas de carros e que possibilitam que, em questão de segundos, possam ser montadas ações que levem à prisão dos suspeitos. É uma ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Niterói para apoiar o trabalho das forças de segurança. A população de Niterói pode acionar o Cisp pelo telefone 153.

O Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói se transformou em uma rede de apoio fundamental para auxiliar as polícias Civil, Federal e Polícia Rodoviária Federal na elucidação de crimes. Nos últimos quatro anos, o órgão atendeu a mais de mais de 2.300 solicitações oficiais dos setores de investigação dessas forças de segurança. Além disso, disponibiliza, em tempo real, informações para abordagens que levaram à prisão imediata de criminosos em ação.

Além disso, existem 10 portais de segurança, com leitores automáticos capazes de verificar as placas de veículos em situação irregular nas entradas e saídas do município.

Num balanço realizado pelo setor de inteligência do Cisp, o monitoramento diário de câmeras e o rastreamento feito após inserção de dados no sistema serviram como base para auxiliar as forças de segurança das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal em inúmeros casos. Foram 357 em 2019, 781 em 2020, 891 em 2021 e, até o momento, já foram 315 casos analisados com o auxílio do órgão em 2022.

O Cisp proporcionou, até o ano de 2021, a maior redução de criminalidade que já havia sido registrada na cidade nos últimos 20 anos, chegando a diminuir em mais de 80% alguns indicadores como furtos, roubo de veículos, letalidade violenta dentre outros.

A queda dos índices também está apoiada nas ações institucionais implementadas pela Prefeitura através do Pacto Niterói contra a Violência em 2018 e que tem investimentos de R$ 304 milhões, contemplando 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.

Compartilhe: