Em visita à Fundação Bernard Van Leer, na Holanda, Axel Grael debate ações voltadas para a primeira infância


Prefeitura de Niterói (RJ)
05/11/2021

Ações voltadas para a primeira infância foram debatidas em uma visita do prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael (PDT), à Fundação Bernard Van Leer, em Roterdam, na Holanda. Ele conheceu, nessa quarta-feira (03), o Speeldernis, um parque dedicado às crianças com atividades focadas no estímulo a esta fase. A iniciativa é semelhante a um parque naturalizado que será implantado, ainda este mês, na Praça Flávio Palmier, no Barreto. A visita do prefeito à Holanda tem apoio do Consulado-Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro.

O parque naturalizado é um conceito que propõe a utilização de elementos como troncos, galhos e a própria topografia e vegetação dos terrenos para criar lugares de convívio e brincadeiras mais atraentes e desafiantes para as crianças. São também uma forma simples e mais barata de ampliar a rede de áreas verdes urbanas.

A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo uma série de iniciativas voltadas para promover mudança de comportamento no cuidado de crianças de 0 a 6 anos. Em 2020, a cidade passou a integrar a Urban95, iniciativa internacional, da Fundação Bernard Van Leer, com o objetivo de formar uma rede brasileira pela Primeira Infância.

“Estudos mostram que é na primeira infância, de zero a 6 anos, que as crianças adquirem capacidades de aprendizado, sociabilidade e afetividade que serão levadas para toda a vida. Por isso, buscamos experiências internacionais e investimos nos pequenos niteroienses”, ressaltou o prefeito Axel Grael.

O coordenador do Niterói De Bicicleta, Filipe Simões, e o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, também participaram da visita. Os parques naturalizados são espaços para brincar desenvolvidos principalmente a partir de elementos naturais e de seu relevo.

“Os parques naturalizados fazem bem à saúde, estimulam as crianças e as deixam mais próximas dos adultos. É um orgulho acompanhar a administração de Niterói e ver a cidade investindo na Primeira Infância”, disse Cecilia Jones, diretora da Fundação Bernard Van Leer, entidade privada holandesa que há 50 anos atua em todo o mundo investindo em ações voltadas à Primeira Infância.

Primeira Infância em Niterói

Em agosto, o prefeito Axel Grael, assinou uma carta-compromisso como parceiro da ação Pé de Infância, iniciativa da Urban95 que busca promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam este período crucial da vida das crianças. Ele também assinou termo de compromisso com a Primeira Infância junto à Rede Nacional de Primeira Infância.

Em agosto entrou no ar, via plataforma digital Colab, a consulta pública “Pé de Infância”, voltada para os pais e pessoas que cuidam de crianças nesta faixa etária. O objetivo era saber como é o dia a dia destes pais e cuidadores para a elaboração de projetos voltados para este público, crianças de 0 a 6 anos e, também, para as gestantes.

Para ser desenhado, o projeto Pé de Infância contou, por um lado, com premissas científicas, e por outro, com cartografias afetivas das comunidades, participação de gestores dos municípios e participação de especialistas em Primeira Infância. Tudo para criar uma caixa de ferramentas que ajude cuidadores de crianças pequenas a incluir três comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante a primeira infância.

Em outubro foi lançado um projeto de requalificação urbana voltado para a Primeira Infância, o Rotas Caminháveis. O objetivo do Rotas Caminháveis é desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre zero e 6 anos, através da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de edificações implementadas pela cidade.

Compartilhe: