Em processo de expulsão do PDT, Gil Cutrim é condenado a ressarcir cofres do partido


Da Redação
11/01/2022

Tribunal de Justiça do DF diz que votações do deputado federal prejudicaram imagem do partido

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF) decidiu neste terça, 11 de janeiro, que o deputado federal Gil Cutrim terá que ressarcir aos cofres do partido R$ 15 mil por danos morais. Na sentença, o juiz Carlos Fernando Fecchio dos Santos afirma que as reiteradas votações contra orientação partidária prejudicaram a imagem PDT. Cutrim foi expulso do partido mas recorreu da sentença para não perder o mandato e o imbróglio jurídico aguarda decisão.

No processo, o PDT apresentou o levantamento das votações de Cutrim para demonstrar que, mesmo sendo conhecedor do Estatuto do partido, desobedeceu reiteradas vezes as decisões partidárias – tanto da Executiva Nacional como da própria bancada na Câmara dos Deputados. O documento mostra que Gil Cutrim seguiu orientação partidária em somente 39% das suas decisões, ao mesmo tempo em que votou com o Governo Bolsonaro em 58% das suas votações.

“Decerto, vê-se, o réu (Cutrim) agiu contrariamente às diretrizes do PDT na votação da Reforma da Previdência (…) Assim, ao não agir de acordo com a orientação do PDT, o réu maculou a imagem do partido”, diz um trecho da sentença.

Veja a íntegra da decisão aqui.

Compartilhe: