Discurso de Carlos Lupi na Convenção Nacional do PDT

Por Carlos Lupi
21/01/2022

Ciro é PDT. E o PDT é Ciro porque rebeldia e esperança estão no DNA desse que é o mais nacionalista dos nossos partidos políticos. O único que, desde a sua fundação até hoje, sempre se manteve fiel aos interesses do Brasil e do seu povo.

O PDT foi o primeiro partido a defender os direitos do trabalhador, o apoio aos mais pobres, a reforma agrária e o voto feminino. Foi também o pioneiro na defesa dos índios e na luta pela igualdade racial

O fato é que o PDT sempre acreditou no Brasil e sempre lutou pelo Brasil. E, assim, honra o legado do grande Getúlio Vargas, o presidente que mais aliou rebeldia e esperança em toda a nossa história.

Graças à rebeldia de Getúlio, o Brasil deixou de ser um país rural e submisso aos interesses das grandes potências. Com ele, surgiram a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale e a Petrobras, entre tantos outros projetos que transformaram o Brasil numa potência industrial e afirmaram a sua soberania.

Foi também a rebeldia de Getúlio que deu forma e concretude às esperanças do povo brasileiro. Ele criou as primeiras leis de proteção aos trabalhadores, como o salário-mínimo e a CLT. Garantiu às mulheres o direito de votar e serem votadas. E valorizou como nunca a cultura e a identidade nacional. É o legado de Vargas que nos inspira até hoje. Mas também o de outro grande brasileiro: Leonel de Moura Brizola, que amanhã estaria fazendo 100 anos.

Brizola sempre foi rebelde. Como governador do Rio Grande do Sul, ele criou a Campanha da Legalidade que garantiu a posse de João Goulart, nacionalizou empresas estrangeiras, fez uma ampla reforma agrária e massificou o ensino.

Mais tarde, governador do Rio, ele manteve a rebeldia, colocando em prática políticas públicas até então ignoradas ou pouco valorizadas no Brasil. Muito do que conquistamos em termos de meio-ambiente, ações afirmativas, agricultura familiar e ensino de tempo integral se deve a Brizola

E, assim como Getúlio, Brizola sempre teve a esperança como companheira inseparável. A partir de seu próprio exemplo, de um menino que foi lavador de pratos e engraxate, ele provou que o brasileiro pode mais. Que o Brasil pode mais. Basta a gente acreditar e seguir em frente.

Seria impossível citar todos os outros nomes que representam a rebeldia e a esperança do PDT. Mas, do mesmo modo, seria impossível não citar alguns deles.

Como Darcy Ribeiro, que dedicou toda a sua vida e obra à defesa de nossa identidade nacional. Como Abdias Nascimento, uma das maiores referências da luta antirracista no Brasil. Como Carlos Alberto Caó, autor da lei que transformou o racismo em crime. E como José Maria Rabelo, um dos nossos fundadores, que nos deixou há poucos dias e a quem eu peço uma salva de palmas.

São esses exemplos e valores que Ciro Gomes representa. Ciro é o mais rebelde dos políticos brasileiros. E o único que traz a esperança de que é possível transformar o Brasil na nação que todos nós sonhamos: mais próspera, igualitária e feliz.

Foi movido à rebeldia que Ciro desafiou a velha política do Ceará e, aos 31 anos, se tornou prefeito de Fortaleza. O prefeito de capital mais jovem e bem avaliado do Brasil. Depois, aos 33 anos, ele foi eleito governador do Ceará. O governador mais jovem e bem avaliado do Brasil.

Foi a rebeldia que fez Ciro realizar o que muitos consideram impossível. Como o Canal do Trabalhador, que ele construiu em 90 dias durante seu governo, salvando Fortaleza e sua região metropolitana de sofrer um colapso no abastecimento de água. Já ministro da Integração Nacional, Ciro viabilizou o projeto de transposição do rio São Francisco, obra que era aguardada há mais de um século e hoje leva água a milhões de nordestinos.

Como ministro da Fazenda, Ciro também foi rebelde. Ele enfrentou especuladores, baixou a inflação e salvou o Plano Real de fracassar como fracassaram tantos outros planos ante dele. Ciro, e isso poucos lembram, também foi o ministro responsável pela lei que permite a participação dos trabalhadores nos lucros de uma empresa.

E foi assim, movido a rebeldia, que Ciro concretizou a esperança de milhões de brasileiros. Ele ajudou o Ceará a construir a melhor educação pública do Brasil. E com o programa Viva Criança, reduziu como nunca a mortalidade infantil no seu estado, o que fez dele o primeiro governante latino-americano a receber o prêmio Maurice Paté, da Unicef.

Hoje, mais do que nunca, a rebeldia de Ciro é uma necessidade vital. Porque o Brasil não cresce há dez anos e tem mais de 13 milhões de desempregados. Porque o Brasil, país que mais produz comida no mundo, tem mais da metade da sua população passando fome ou comendo menos do que precisa. Porque o Brasil tem o menor salário-mínimo os últimos dez anos e é o campeão mundial de concentração de renda e desigualdade social. E porque, como sintoma de tudo o que já foi falado, o Brasil a cada dia se torna um país mais pobre, violento, dividido e injusto.

Com sua rebeldia, Ciro traz a esperança de que as coisas podem ser diferentes. Que um outro caminho é possível. Que vamos sair dessa que é a maior crise social, política, econômica e moral da nossa história. Para isso, Ciro traz com ele um projeto concreto. É o PND – Projeto Nacional de Desenvolvimento, que nasceu da contribuição de centenas de pessoas e da experiência que Ciro acumulou em 40 anos de uma vida pública limpa, honesta, totalmente dedicada a combater às injustiças de qualquer espécie e a melhorar a vida dos brasileiros.

O PND é um projeto de país e não um projeto de poder. Ele apresenta os projetos e as propostas que nasceram da experiência, da viva vivida, mas também da rebeldia daqueles que querem ver o Brasil recuperar a sua esperança.

O PND é rebelde e traz esperança porque não vai mais permitir que os pobres continuem pagando mais impostos que os ricos. Porque vai combater a pior humilhação que um ser humano pode sofrer, que é não ter comida pra colocar na mesa. Porque tem propostas concretas para incluir milhões de brasileiros e brasileiras no mercado de trabalho, com salário digno. Porque vai romper com esse modelo que há décadas condena o Brasil à estagnação na economia e à corrupção na política. E, por último, o PND traz esperança porque coloca os interesses do povo brasileiro em primeiro lugar.

O PND é Ciro. Ciro é o PDT. E o PDT é o Brasil. Vamos juntos. Vamos à vitória.