Axel Grael: “Com Rodrigo Neves, abraçamos novo ciclo de investimentos sustentáveis”

Axel Grael
05/06/2022

Em Niterói, prefeito do PDT trabalha para seguir fortalecendo a proteção do meio ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente temos muito para debater e refletir sobre a importância da agenda ambiental. Esse ano a celebração é ainda mais especial, pois fazem 50 anos da Conferência de Estocolmo e 30 anos da Rio-92, eventos decisivos para a transição do mundo para a sustentabilidade.

Com o tema “Uma só terra – vida sustentável em harmonia com a natureza”, a Semana do Meio Ambiente em Niterói contará com uma grande programação, com muitas atividades voltadas para a educação ambiental e com a participação de estudantes.

Em Niterói, desde a década de 1970, trabalho para fortalecer a necessidade urgente de proteger o nosso planeta. E em 2013, na gestão Rodrigo Neves, abraçamos com intensidade um novo ciclo de investimentos sustentáveis.

Em nossa cidade, desenvolvemos um dos maiores esforços de recuperação de florestas urbanas no país, com várias frentes de reflorestamento. Investimos em contenção de encostas e, mesmo estando no coração da Região Metropolitana, ainda assim temos metade do território protegido por unidades de conservação, uma grande conquista!

No ano passado, lançamos um novo plano de manejo para o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e criamos o Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, na Zona Norte. Temos uma obra inovadora, que é o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, estamos avançando com as obras de drenagem em vários bairros da Região Oceânica, desenvolvendo o projeto de renaturalização do Rio Jacaré da bacia hidrográfica urbana do Rio Jacaré com obras de saneamento ambiental nas comunidades locais.

Com o Niterói de Bicicleta, triplicamos a rede cicloviária que tem hoje 58km e vamos chegar a 100km até o fim da gestão. Nosso saneamento está perto da universalização. Saímos de 10% para 60% de balneabilidade nas enseadas de Charitas, Jurujuba e São Francisco. E com o Ligado na Rede, que contempla a ligação gratuita de cerca de 500 residências que não estão conectadas à rede esgoto do município vamos beneficiar as famílias que mais precisam.

Criamos a primeira Secretaria do Clima do Brasil, reforçando que as cidades estão assumindo a liderança neste tema tão importante. Anunciamos, recentemente, dentro do Plano Niterói 450, R$ 700 milhões para ações de Sustentabilidade, Clima e Resiliência, preparando nossa cidade para o futuro.

Estamos revitalizando a nossa joia rara, a Ilha da Boa Viagem, onde unimos a questão ambiental à cultura. Um projeto que pretende aproveitar o potencial turístico, preservar as riquezas naturais e realçar o valor histórico e cultural da ilha.

Como prefeito, seguirei trabalhando na defesa do Meio Ambiente, para fortalecer as políticas públicas para a sustentabilidade na Prefeitura de Niterói, para o bem da qualidade de vida na nossa cidade e sempre pensando, no exemplo de Niterói, para que outras cidades também sigam este caminho, para o bem do nosso planeta.

*Axel Grael é prefeito de Niterói pelo PDT.