Axel e Rodrigo se reunem com ministros e mostram capacidade do governo de Niterói em construir pontes


Marcio Kerbel
17/03/2023

Axel e Rodrigo Neves acertam com Ministro Alexandre Padilha (foto) visita de Lula a Niterói

Saber dialogar e construir pontes são  talentos necessários na vida pública para gerar benefícios e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Na arte de conversar para obter resultados concretos, o prefeito Axel Grael e o ex-prefeito e atual secretário executivo,  Rodrigo Neves já provaram suas habilidades.

O saldo positivo dos encontros realizados em Brasília, prova mais uma vez que na gestão política e administrativa, capacidade de articulação é tudo. Há dez anos Axel e Rodrigo já demonstravam a importância dos bons relacionamentos com o governo federal. Da reunião com a presidenta Dilma resultou a conclusão de obras como o túnel Charitas-Cafubá, a ampliação da rede de escolas e a expansão da rede de assistência médica e social no município.

Agora, no terceiro mandato do presidente Lula, o trabalho realizado em Niterói está sendo reconhecido e  novos compromissos estão sendo firmados. No ambiente político, aumenta a certeza de que um novo ciclo de desenvolvimento econômico está começando.
Exemplos de bons relacionamentos não faltam, como  os encontros esta semana com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Nesta quinta-feira (16), Axel e Rodrigo se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. No encontro, ficou decidida a visita do presidente Lula já neste primeiro semestre.
Em Niterói, o presidente vai participar do lançamento oficial da parceria para a dragagem do Canal de São Lourenço e da inauguração do novo Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá, uma parceria da Prefeitura com a UFF.
O prefeito Axel Grael ressaltou que as perspectivas trabalhos conjuntos com o governo federal são muito positivas para Niterói.
“Com certeza temos várias boas perspectivas de parceria com o governo federal. Passamos esses dias aqui em Brasília encontrando vários ministros e identificando essas linhas de parceria. Com o ministro Padilha estamos também identificando várias possibilidades de trabalhos conjuntos com coisas que são potencialidades de Niterói. Com a ajuda do governo federal, vamos trazer muitas coisas boas para a cidade”, explicou Axel Grael.
O ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, afirmou que o momento é de retomada do desenvolvimento.
“Minha primeira promessa de campanha que cumpri, sobretudo com os mais humildes e com os mais pobres de Niterói, foi a reabertura da emergência infantil do Hospital Getulinho, que estava fechada. Como ministro da Saúde, o Padilha nos ajudou a reabrir aquela emergência infantil em 2013. Queria agradecer, junto com o prefeito Axel, esse diálogo em defesa da democracia e da inclusão social. Tenho certeza que vamos retomar o desenvolvimento de Niterói, do Rio e do Brasil”, disse Rodrigo Neves.
Canal de São Lourenço – Em fevereiro, foi publicado edital com orçamento de R$ 138 milhões para a realização da obra, que vai permitir que a profundidade do canal passe de 7 para 11 metros.
Com as obras, serão gerados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. A obra permitirá a entrada de navios de grande porte no Canal, estimulando a construção de novas embarcações e ampliando o setor de reparos e offshore. A intervenção também vai incentivar as atividades portuárias e de pesca, movimentando toda a economia.
Novo IACS – Com projeto orçado em R$ 28 milhões, a nova sede do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da UFF contará com 110 salas interligadas e divididas em blocos de salas de aula, além de anfiteatro, pátio e sala de exposição.
A intervenção, viabilizada através de parceria entre a Prefeitura e a universidade, está seguindo o projeto elaborado pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa). O IACS foi fundado em 1968, tem cinco departamentos e aproximadamente 3.500 alunos.
Compartilhe: