ABI e TV COM Brasil formam nova Rede da Legalidade


Osvaldo Maneschy
15/08/2022

Iniciativa busca mobilizar a opinião pública brasileira contra a tentativa de golpear as instituições anunciada por Jair Bolsonaro

Uma nova Rede da Legalidade entra no ar a partir desta segunda-feira (15/8) às 21 horas, com uma hora de duração, com o objetivo de mobilizar a opinião pública brasileira contra a tentativa de golpear as instituições anunciada por Jair Bolsonaro caso perca as eleições presidenciais de outubro próximo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em conjunto com rádios e televisões comunitárias espalhadas por todo o país.

O objetivo principal da nova rede, com transmissões semanais inicialmente,  é impedir o anunciado golpe de Bolsonaro que insiste em não respeitar o resultado das urnas, caso ele lhe seja desfavorável.  A iniciativa se inspira  na rede  comandada em 1961 pelo então governador  Leonel Brizola, a partir de Porto Alegre (RS), quando 165 emissoras de rádio entraram em cadeia para esclarecer a opinião pública nacional sobre o golpe desfechado pelos militares, a partir de Brasília, para tentar  impedir a posse do vice-presidente constitucional João Goulart, após a renúncia do presidente Jânio Quadros.
O programa de estreia contará com a participação do ex-diretor de exploração da Petrobrás Guilherme Estrella; da presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Irene Cristina; do economista João Pedro Stédile,  do MST; do militar cassado Ivan Proença, conselheiro da ABI; e dos jornalistas  Paulo Miranda, da TV Comunitária Brasil,;Leonardo Attuch, diretor do site Brasil 247;  e de Beto Almeida, presidente da TV Comunitária de Brasília.
O ato de lançamento será transmitido para todo o território nacional pela TV Comunitária Brasil e pelas tevês comunitárias do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Amazonas, Recife e Ourinhos, além das rádios Favela de BH e Timbiras, do Maranhão.
O programa também poderá ser visto pelas redes sociais da ABI e de outras entidades parceiras, no Facebook, Instagram e Youtube. A  TV Comunitária do Brasil, cabeça da rede, via satélite, passa nos canais 28 da SKY e da OiTV, 3 da ClaroTV, 239 da Vivo/GVT e 20 da Nossa TV. A TVT, canal digital aberto 44.1 de São Paulo, também integrará a rede nesta segunda-feira (15/8), das 21 às 22 horas.
O Grupo de Trabalho responsável pela montagem da rede é integrado  por representantes das tevês comunitárias de São Paulo, Espírito Santo, Brasília, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Ceará.
Compartilhe: