Lupi celebra no RS os 101 anos do nascimento de Leonel Brizola


Osvaldo Maneschy
23/01/2023

Homenagem diante do Palácio Piratini contou com a presença de Juliana Brizola, deputado Pompeo de Mattos e outros trabalhistas históricos

O ministro da Previdência e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, celebrou no último sábado  (21/1) os 101 anos de nascimento do líder trabalhista Leonel Brizola, fundador do PDT, com ato público diante do Palácio Piratini em Porto Alegre. A homenagem foi feita diante da estátua de Brizola localizada entre a Catedral e o Palácio Piratini.

Juliana Brizola, neta do ex-governador gaúcho e também do Rio de Janeiro, ressaltou na sua fala que os recentes atos extremistas ocorridos em Brasília contra os Três Poderes, dia 8 de janeiro, aumentaram a importância de eventos simbólicos semelhantes, como registrou o jornal “Correio do Povo’ de Porto Alegre: “Acho que é sempre importante relembrar Leonel Brizola por sua história, sua coerência política, sobretudo neste momento. Brizola defendeu a legalidade daqui deste palácio. Sua grande arma foi o microfone de uma rádio, de um porão”, lembrou a parlamentar.

A referência é à requisição da Rádio Guaíba por Brizola, que a instalou nos porões do Palácio Piratini, criando a Rede da Legalidade, em 1961,  a cadeia de 104 emissoras de rádio que serviu para mobilizar a populaçãobrasileira  e barrar a tentativa de golpe dos ministros militares após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, para tentar impedir a posse então vice-presidente constitucional João Goulart.

Para a deputada, o país hoje enfrenta algo parecido com aquela época e resgatar a memória de Brziola é defender o estado democrático de direito, na opinião dela.

“Um povo que não conhece muito bem a sua história tende a repeti-la, de forma equivocada”, afirmou, criticando a anistia aos militares responsáveis pelo  golpe de 1964. “Não é revanchismo, mas é importante que se aprenda que tortura e perseguição política não podem voltar, que é necessário respeito ao voto popular”.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi na mesma linha, fazendo analogia entre o  movimento da Legalidade de 1961 com a luta atual da sociedade brasileira em defesa da Constituição e lei.

O atual ministro da Previdência disse acreditar que as ações “enérgicas” da Justiça, com prisões de envolvidos nos atos golpistas em Brasília, bloqueios de recursos de patrocinadores e futuras condenações evitarão que atos golpistas se repitam.  Lupi também elogiou o trabalho do Supremo Tribunal Federal de processar os responsáveis pelos atos de vandalismo, classificando-o de “exemplar”.
Lupi ainda afirmou que desde 2004, quando assumiu a presidência do PDT após a morte de Brizola,  trabalha com as demais forças políticas do país pela criação de fórum permanente em defesa da democracia.
“Repito sempre que a democracia é que nem o ar, o oxigênio que respiramos. Ninguém a toca, ninguem a vê, mas ninguém vive sem ela”.afirmou.  Lupi lembrou a saga da Legalidade conduzida por Brizola em 1961, exaltou a data da celebração dos seus 101 anos de vida, domingo, fazendo questão de ressaltar que o ato realizado sábado, na verdade, homenageava também dona  Neusa Goulart Brizola, esposa do líder trabalhista, falecida em 1993, a quem chamou de “heroína” por sua atuação ao lado do marido.
Fonte: “Correio do Povo”, de Porto Alegre
Compartilhe: