1964 não foi revolução, foi golpe!


Por Marcelo Barros
31/03/2021

O dia 31 de Março é uma data triste na história brasileira. Neste dia, no ano de 1964, começou o pior período da nossa história. A democracia foi golpeada e a pátria teve filhos seus presos, torturados e mortos pelos agentes do próprio Estado Brasileiro. Um pesadelo que durou 21 anos!

Os defensores dessa data a chamam de “revolução”, “que salvou o País do comunismo”, entre tantas outras asneiras. Tentam justificar a tortura, os assassinatos e os desaparecimentos como “atos decorrentes de ações contra o Estado”.

Daí faço a seguinte pergunta: O Estado tem o direito de prender, torturar, mutilar e matar quem pensa diferente?  Com toda a certeza, não.

A quartelada de 31 de março de 1964 deixou cicatrizes indeléveis na vida brasileira. Foram 21 anos de autoritarismo, morte, tortura, aceleração da desigualdade, crises econômicas e destruição do Brasil. Os “revolucionários” pegaram um Brasil pronto para se tornar potência e entregaram o mesmo país quebrado e com a maior dívida externa do mundo!

Ainda lembro mais, o Golpe não foi contra os comunistas, nem contra os socialistas, o Golpe foi contra nós trabalhistas. O Golpe foi para impedir que João Goulart, o Jango, fizesse as Reformas de Base, foi para impedir que de fato esse país fosse justo e para os brasileiros.

Os motivos do Golpe de 1964 foram os mesmos que levaram 1964 não foi revolução, foi golpe ao sacrifício em 1954 e que fizeram Brizola liderar a resistência com a Campanha da Legalidade no Rio Grande do Sul em 1961. Simples e fácil de entender.

E o atual presidente da República eleito pelo voto popular celebra justamente o golpe que impediu os brasileiros durante 25 anos de eleger seu presidente. Não é uma imensa contradição?

A sanha golpista continua rondando e tenta podar a árvore da democracia mais uma vez. Nós não vamos deixar!

Não devemos nunca nos esquecer de 1964! Temos que rechaçar de forma audaz e incisiva toda e qualquer ameaça golpista e colocar os seus autores no seu devido lugar que é a lata do lixo da história!

1964 nunca foi e nunca será uma “revolução” pois condenou esse país ao atraso mutilando a democracia.

Não foi revolução, foi golpe!

#64NuncaMais #DitaduraNuncaMais #1964NãoFoiRevolução #1964FoiGolpe

 

*Marcelo Barros é membro do Diretório Nacional do PDT pelo Amazonas.

Compartilhe: