Vereadores aprovam requerimento de Aguinaldo Araújo para estudo de BRT entre Cubatão e Santos

Aguinaldo Fotos Michel4A Câmara Municipal de Cubatão, São Paulo, aprovou requerimento do presidente da Casa, vereador Aguinaldo Araújo (PDT), apresentado na sessão dessa terça-feira (19), o qual solicita que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realize estudos técnicos para a instalação de Bus Rapid Transit (BRT) – sigla em inglês para Veículo Leve sobre Pneus – ligando Cubatão à cidade de Santos.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

De acordo com Agnaldo Araújo, o BRT representaria uma melhora significativa na mobilidade urbana entre Cubatão e Santos, tornando as viagens mais rápidas. Ele se integraria ainda ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que recentemente iniciou suas atividades entre Santos e São Vicente.

O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos além de operar em faixa exclusiva, com o pagamento da tarifa no pré-embarque, nas estações com acessibilidade. Outro benefício é que ele geralmente possui ar-condicionado e atende até 280 pessoas em cada veículo.              

Aguinaldo Fotos Michel4A Câmara Municipal de Cubatão, São Paulo, aprovou requerimento do presidente da Casa, vereador Aguinaldo Araújo (PDT), apresentado na sessão dessa terça-feira (19), o qual solicita que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realize estudos técnicos para a instalação de Bus Rapid Transit (BRT) – sigla em inglês para Veículo Leve sobre Pneus – ligando Cubatão à cidade de Santos.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

De acordo com Agnaldo Araújo, o BRT representaria uma melhora significativa na mobilidade urbana entre Cubatão e Santos, tornando as viagens mais rápidas. Ele se integraria ainda ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que recentemente iniciou suas atividades entre Santos e São Vicente.

O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos além de operar em faixa exclusiva, com o pagamento da tarifa no pré-embarque, nas estações com acessibilidade. Outro benefício é que ele geralmente possui ar-condicionado e atende até 280 pessoas em cada veículo.              

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