Universidade Leonel Brizola traça metas para 2008

A implantação de uma tele-sala em cada um dos dez maiores municípios de cada estado brasileiro até julho de 2008, a formação de três tutores por cada tele-sala e a instalação de tele-salas em no mínimo dez por cento do 5.565 municípios brasileiros até dezembro foram as três principais metas traçadas para 2008 nesta segunda-feira (21/01) em Brasília, na sede nacional do PDT, no II Encontro dos Colaboradores da Universidade Leonel Brizola.

O encontro reuniu cerca de 50 pedetistas procedentes de todo o país sob a direção do presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias; e a presença, entre outros, do senador Cristovam Buarque, e da professora Dalva Dias, autora do projeto de instalação da ULB.

Os coordenadores da ULB - Leonardo Zumpichiatti, secretário-executivo e Ricardo Viana, coordenador pedagógico – apresentaram o calendário de aulas para 2008, que começa dia 16 de fevereiro, e também a grade de cursos deste ano que incluirá orientação jurídica para as eleições municipais de outubro; curso para fiscalização de urnas eletrônicas; e noções de gestão pública; além de outros, como História do Trabalhismo, Formação de Núcleos de Base, Programa do PDT, Políticas para a Educação e Ética na Política.
Manoel Dias, na abertura da reunião, reiterou a sua convicção de que o uso da televisão como ferramenta para formação política é o caminho para a libertação dos brasileiros até porque recente estudo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu que mais de 51% do eleitorado do país não concluiu nem o primeiro grau. “A politização dos brasileiros, hoje, passa obrigatoriamente pelo uso de recursos como a educação à distância pela tevê – caminho que optamos seguir para difusão da ideologia Trabalhista através da Universidade Leonel Brizola”, argumentou.

Segundo Manoel Dias, o que diferencia o PDT dos demais partidos brasileiros, é a defesa intransigente que sempre fez da Educação – graças à liderança e ao empenho de Leonel Brizola ao longo de toda a sua vida. “A defesa dos direitos do trabalhador e especialmente o direito à educação, sempre foi a nossa bandeira”, destacou, acrescentando que no mundo de hoje, mais do que nunca, é necessário priorizar a formação política da militância.

Fazendo um balanço desde o início das transmissões em junho de 2007, Manoel Dias assinalou que passada essa primeira fase, a de instalação, abre-se novo caminho para a ULB através do aperfeiçoamento de seus cursos, melhorando o conteúdo deles, e também da continuidade da construção da audiência – inaugurando novas tele-salas pelo país. Ele fez um relato de suas andanças pelo país – citando como exemplos de bons resultados a inauguração da tele-sala da favela da Maré, no Rio de Janeiro, a formatura de turmas em São Lourenço da Mata, em Pernambuco; e o trabalho de Mário Rocha, em Roraima, onde a ULB tem cerca de 2 mil alunos matriculados.

Além das metas para 2008, Manoel Dias destacou ser fundamental o trabalho de difusão da ULB pelas direções partidárias regionais, como forma de conscientizá-las da necessidade de fortalecer cada vez mais a formação política da militância, consolidando o PDT como opção à esquerda. Um desses caminhos, acrescentou, é aumentar a presença da universidade no dia-a-dia partidário trabalhando, por exemplo, na preparação ideológica nos candidatos do PDT que disputarão as eleições municipais.

Manoel Dias disse também estar nos planos formar, ainda no primeiro semestre deste ano, os conselhos político e administrativo da ULB, com o objetivo de disseminar ainda mais dentro do PDT o trabalho de construção da ULB.
Dalva Dias, por sua vez, falou da necessidade estratégica do projeto da ULB se disseminar entre as direções regionais do partido, como forma de se consolidar e expandir o seu alcance. Dalva criticou a não presença de dirigentes no encontro, ressaltando a importância da união de todos no trabalho, que considera permanente, de aperfeiçoamento do projeto.
O senador Cristovam Buarque, em sua rápida intervenção, ressaltou a importância do trabalho da ULB por dar visibilidade a principal bandeira de luta do partido, a Educação. Cristovam defendeu a educação como caminho verdadeiramente revolucionário para o povo e colocou-se à disposição da ULB.
Em seguida foi apresentado relatório operacional e de planejamento estratégico da ULB por Leonardo Zumpichiatti, secretário executivo; seguida da exposição de Ricardo Viana sobre as questões pedagógicas relacionadas ao trabalho de implantação da ULB. Foi apresentado balanço sobre a instalação de tele-salas no país, número de matriculados e aulas ministradas nessa primeira fase de funcionamento.
Depois cada um dos representantes estaduais presentes, fez um balanço detalhado das atividades da ULB em suas respectivas unidades – com o objetivo de trocar experiências entre os participantes do encontro. Ainda nessa fase, o representante do estado de Roraima, Mário Rocha, recebeu placa pelo fato de ter sido o lugar onde a ULB realizou o maior número de matrículas – 2. 239 – e ser o estado com o maior número de tele-salas em funcionamento, espalhadas inclusive pelo interior.

Em seguida, após intervalo do almoço, os presentes foram separados em grupos geográficos para, em conjunto, trocarem experiências e discutirem inovações para o desenvolvimento regional do trabalho da ULB, por escrito, para publicação no relatório final do encontro. Um outro grupo foi formado, este constituído por jornalistas e pessoas ligadas a televisão, para discutirem a produção de conteúdo para veiculação na grade da ULB – especialmente programas educativos e jornalísticos.

No final do dia, em plenária final, cada grupo apresentou relatório específico – como contribuição para o documento final com o somatório do trabalho que está sendo produzido e será distribuído para todos os estados, com um dignóstico da ULB, além do plano de metas detalhado para 2008 que inclui, também, a instalação de bibliotecas e videotecas em todas as tele-salas e o oferecimento de aulas em horários alternativos as transmissões de sábado pelos canais do Centro Brasileiro de Educação à Distância (CBED).
Cada um dos participantes recebeu, ao chegar, uma pasta contendo os principais municípios alvos em seus respectivos estados, onde deveria ser priorizado o trabalho de criação de tele-salas; além do calendário de aulas, a grade da programação e, consolidados em DVDs, três dos principais cursos veiculados pela ULB no seu primeiro semestre de funcionamento, para difusão: História do Trabalhismo, Formação de Núcleos de Base e Conhecendo o PDT. (OPM)

Os coordenadores da ULB – Leonardo Zumpichiatti, secretário-executivo e Ricardo Viana, coordenador pedagógico – apresentaram o calendário de aulas para 2008, que começa dia 16 de fevereiro, e também a grade de cursos deste ano que incluirá orientação jurídica para as eleições municipais de outubro; curso para fiscalização de urnas eletrônicas; e noções de gestão pública; além de outros, como História do Trabalhismo, Formação de Núcleos de Base, Programa do PDT, Políticas para a Educação e Ética na Política.