“Uma energia como essa recarrega a pilha”, diz Ciro à militância em SP

Foto: Leo Canabarro

Por Silmara Cossolino
25/08/2018

Ciro Gomes empolgou a militância pedetista neste sábado (25), em São Paulo, ao participar de evento promovido por apoiadores de sua candidatura nas redes sociais. O encontro aconteceu na casa de show “Via Matarazzo”, na Barra Funda, e contou com um público formado, em sua maioria, por jovens. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o economista Nelson Marconi e o professor Mangabeira Unger prestigiaram o evento.

“Vocês não têm a menor ideia de como uma energia como essa recarrega a pilha para a gente seguir a luta. Não pensem que vai ser fácil, a luta vai ser com emoção até a última hora”, disse.

Nas quase duas horas reservadas à sua apresentação, Ciro conversou sobre pontos de sua campanha bem como respondeu à perguntas. Falou sobre a Embraer, a PEC do teto de gastos, da saúde e do projeto nacional de desenvolvimento.

O presidenciável falou sobre os 38 segundos que o partido terá de propaganda eleitoral na TV. Embora reduzido, disse que os candidatos acabam tendo mais tempo na TV – e em horário nobre – por meio das reportagens.

“Todas as redes comerciais de TV estão acompanhando o dia a dia dos candidatos e estamos tendo praticamente um minuto na TV e em horário nobre. Isso é muito mais que o horário eleitoral e com a credibilidade de quem não está no estúdio falando com texto decorado e com uma vinheta bonita”, ressaltou.

Ainda sobre a campanha, disse que uma nova etapa começa com os debates e que o objetivo não é “arrasar” com o adversário. “É preciso respeitá-los”, ponderou.

Ciro também reconheceu o trabalho feito nas redes sociais, mas pediu aos militantes que tenham prudência. “A tática agora é falar aos indecisos e vocês estão me ajudando muito”, disse ao pessoal que utiliza as ferramentas de publicação na internet.

Na Via Matarazzo, Ciro afirmou que a atual conjuntura política é atípica, mas que não deve tirar do povo a necessidade de respeitar o voto. Disse que o Parlamento é o “santuário” da representação popular e que é preciso ter ponderação para não deixar o povo aceitar a ideia da generalização de que todo mundo é bandido. “Essa é a ideia produzida pelas elites”, advertiu.

Por fim, o pedetista agradeceu o momento vivenciado, o qual, segundo ele, teve de tudo.

“Experimentei bom humor, emoção e quase choro. Eu termino esse encontro com chave de ouro. Vocês são minha turma. Vamos à luta, com doçura, com cuidado e precaução. Mas o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever. Vamos a luta! E a vitória!”, exclamou.