“Sou deputado para conter danos”

29/08/2021

No Café com Lupi, Idilvan Alencar fala sobre sua atuação parlamentar em defesa da Educação

A defesa da Educação sempre foi uma das maiores bandeiras do PDT. Hoje, no legislativo federal, um dos nomes mais importantes do partido a levar essa luta adiante é o deputado federal Idilvan Alencar. Foi ele o convidado especial do Café com Lupi deste sábado (28). Ao lado do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, o parlamentar contou um pouco da sua trajetória e falou sobre a atual contenção de danos na Educação no Brasil de hoje.

O quadro brasileiro é um dos piores de todos os tempos em diversas áreas. O grupo que ocupa o Executivo do país tem conquistado o retrocesso com muita dedicação. Na Educação, políticas públicas de desinvestimento vêm se consolidando sob a chefia de ministros descompromissados com o setor. Recentemente, o atual ministro Milton Ribeiro atacou a inclusão nas escolas afirmando que crianças com deficiência “atrapalham” as demais nas aulas.

De acordo com o deputado Idilvan, essa é uma das faces do governo Bolsonaro que agrupa e legitima o que há de pior na sociedade, fazendo emergir esse tipo de declaração. “A eleição de 2018 trouxe à tona um Brasil que a gente ou ignorava ou desconhecia, e o Bolsonaro é a síntese desse movimento de ódio, desagregação, da não crença na ciência, do desrespeito, do preconceito, da homofobia”, afirmou.

Dentro desse universo, o parlamentar afirma que o seu mandato tem sido utilizado para diminuir o prejuízo causado pelo Governo e pela base governista na Câmara dos Deputados. “Nesse momento da política brasileira é muito importante defender a Educação […] Desde 2019 é um ataque atrás do outro. Eu nem sou deputado para conseguir grandes conquistas para a Educação, é para conter danos”, contou. Na Reforma da Previdência, um destaque do PDT reduziu em três anos o tempo de aposentaria para os professores.

O presidente Lupi também lembrou o legado do PDT na educação, citou os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e o esforço feito por Brizola e Darcy Rieiro para garantir escola em tempo integral para milhares de crianças. De acordo com ele, o partido tem essa como uma das suas principais causas desde o surgimento. “Nós não vamos abrir mão da educação ser o nosso coração”, afirmou.

Idilvan Alencar é filho de professora – e diretora escolar da rede pública do Ceará – e desde muito novo tem atenção especial para a Educação. Sua carreira começou no serviço público ainda muito jovem, aos 18 anos. Também foi Secretário de Educação no estado do Ceará, além de ocupar outros postos na administração pública. Em sua gestão ele inaugurou 200 escolas, 400 ginásios, além de 2800 obras durante sua passagem pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Confira o vídeo abaixo e veja tudo o que rolou no Café com Lupi deste sábado.