Senadores pedetistas apoiam CPI contra atos terroristas em Brasília


PDT Nacional
13/01/2023

Leia Barros e Weverton Rocha querem atuação parlamentar na investigação dos responsáveis

Os senadores Leila Barros (PDT-DF) e Weverton Rocha (PDT-MA) assinaram hoje (9) o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra os atos terroristas praticados em Brasília, no último domingo. Os pedetistas foram duas das 31 assinaturas em apoio ao requerimento de senadora Soraya Thronick (União Brasil-MS).

Sobre o episódio e a necessidade de apuração rigorosa, Leila Barros afirmou que o parlamento deve cumprir o seu papel e investigar o que tornou possível o atentado. “As invasões e depredações do Congresso, Palácio do Planalto e Supremo foram atos de selvageria e graves atentados contra a democracia. É imprescindível que nós, parlamentares, investiguemos tudo com profundidade e responsabilidade”, disse a senadora.

A ação terrorista teve êxito na invasão e no vandalismo, o que indica que houve ajuda de outros atores aos golpistas. O senador Weverton Rocha acredita que o ataque teve um suporte, um financiamento, e defendeu que é preciso chegar a essas pessoas para sufocar o movimento.

“Assinei o pedido de CPI para apurar os atos antidemocráticos que culminaram com a invasão e depredação dos prédios do Congresso, STF e Palácio do Planalto. Precisamos ir fundo para saber quem organizou, quem financiou e quem facilitou esse atentado à democracia”, afirmou o parlamentar.

A inércia do Governo do Distrito Federal também foi um fator marcante no ataque às instituições democráticas. Houve inação, e suspeita de conivência, da Secretária de Segurança Pública local e dos agentes em campo. O governador Ibaneis Rocha acabou afastado do cargo por 90 dias, por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

“Ao subestimar os terroristas que provocaram o caos na Esplanada dos Ministérios, o governador Ibaneis demonstrou sua incompetência para garantir o cumprimento da Lei e da Ordem. A negligência do governador resultou na tragédia que já vinha sendo anunciada pelos extremistas”, disse Leila Barros.

As CPIs têm caráter temporário e, para serem criadas, deve ser apresentado requerimento com as assinaturas de um terço dos membros do Senado. Como atualmente a Casa conta com 81 senadores, são necessárias 27 assinaturas. O requerimento determinará o fato a ser apurado, o número de membros, o prazo de duração da comissão e o limite das despesas a serem realizadas.

Recebido o requerimento, cabe ao Presidente ordenar que seja numerado e publicado após leitura no Plenário.

Compartilhe: