O prefeito Roberto Cláudio (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Fortaleza só tem a ganhar”, participou, nesta segunda-feira (5), da solenidade de assinatura da carta Prioridade da Primeira Infância na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Centro.O evento, promovido pela Rede Estadual da Primeira Infância (REPI-CE) em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), teve como objetivo sensibilizar os candidatos a prefeito no atendimento aos direitos das crianças, bem como na elaboração de um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, que está à frente de várias ações em defesa dos direitos da criança, participou da solenidade. Muitas das propostas apresentadas pela REPI-CE para a primeira infância estão em andamento ou já foram implantadas nos últimos três anos e meio pela atual gestão. Fortaleza foi a primeira capital brasileira a instituir o Plano Municipal pela Primeira Infância, pelo prefeito Roberto Cláudio.
O Prefeito destacou as prioridades da gestão na defesa dos direitos das crianças. “Estamos ampliando os Conselhos Tutelares. Já reformamos cinco dos seis existentes e criamos mais duas sedes. Tudo para proteger e coibir eventuais assédios físico e psicológico”, disse.
Roberto Cláudio falou ainda do programa Cresça com Seu Filho, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, juntamente com Ministério da Saúde, Universidade Federal do Ceará, Instituto da Primeira Infância e Banco Interamericano de Desenvolvimento.
“Nesse Programa, desenvolvemos ações de prevenção de doenças, acompanhamento educacional e de assistência social com gestantes e crianças de zero a três anos”, explicou.Nos últimos três anos e meio, a Prefeitura de Fortaleza também dobrou o número de vagas em creches. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, outras seis mil vagas devem ser abertas nos próximos quatro anos.
Parques infantis
Ao todo, 130 parques infantis foram instalados nas praças de Fortaleza. A ação integra o projeto Praça Amiga da Criança, que garante lazer e entretenimento à população.
