Prefeitura de Cabo Frio (RJ) e UENF assinam acordo que viabiliza projetos educacionais

Prefeitura de Cabo Frio
28/08/2021

Documento prevê a oferta de cursos de extensão, estágios, pesquisas e intercâmbio de alunos

A Prefeitura de Cabo Frio (RJ) – administrada pelo PDT – e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) formalizaram, nesta quinta-feira (26), um acordo de cooperação técnica para cursos de extensão, capacitação, estágios, pesquisas e projetos educacionais. A cerimônia aconteceu na Capela de Santo Ignácio, no Parque Municipal de Campos Novos.

A ocasião contou com a presença do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, do reitor da UENF, professor doutor Raul Ernesto Lopez Palacio, e da vice-reitora, professora Rosana Rodrigues. Também estiveram presentes secretários municipais, vereadores, e representantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Veiga de Almeida (UVA), da Ferlagos/Unilagos e da Universidade Estácio de Sá.

José Bonifácio reforçou a importância da parceria e faz planos para o futuro.

“Vamos atuar juntos e ampliar cada vez mais nossa relação com a UENF. O primeiro olhar deste termo de cooperação será com foco em Tamoios, no meio ambiente, na agricultura e na educação. É uma alegria ter essa parceria que realmente entregará benefícios para a população de Cabo Frio”, disse o prefeito.

Segundo Raul Palacio, a integração permitirá uma integração em prol das necessidades do município da Região dos Lagos.

“Estamos oferecendo nossos cursos e vendo as demandas da Prefeitura para que possamos atender Cabo Frio e outras cidades. Foi uma visita muito acolhedora, onde detectamos diversas possibilidades. Agora veremos o plano de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas e ações, como, por exemplo, no Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado. Parabenizo a cidade e o prefeito por abrirem as portas à nossa instituição”, disse o reitor Raul Palacio.

O acordo de cooperação técnica prevê, inicialmente, a disponibilização de cursos técnicos e de extensão para as áreas de medicina veterinária, meio ambiente e agricultura.

Como fruto da parceria, foi marcado para fevereiro de 2022 um evento que vai celebrar o aniversário do naturalista Charles Darwin, que passou pela Fazenda Campos Novos em 1832. No próximo ano também serão desenvolvidas atividades durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

A cerimônia de assinatura contou com a apresentação da Escola de Música Acorde Maior. Dando continuidade à programação, o prefeito José Bonifácio presenteou o reitor da UENF com uma pintura que retrata o casarão da Fazenda Campos Novos, tombado como patrimônio histórico. Também houve o plantio de mudas de árvores nativas.

O prefeito ainda levou a comitiva para uma visita à Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Unamar. Para finalizar a visita, o grupo esteve na sede do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. No local, o prefeito cedeu duas salas para a UENF, entregando as chaves nas mãos do reitor.