Prefeitura de Cabo Frio (RJ) adquire 10 mil testes rápidos para detecção da Covid-19


Por Prefeitura de Cabo Frio
25/03/2021

Objetivo da gestão de José Bonifácio (PDT) é potencializar o monitoramento dos casos na cidade

 A Prefeitura de Cabo Frio (RJ) recebeu, na última segunda-feira (22), 10 mil testes rápidos de anticorpos IgG e IgM (Imuno-Rápido) para detecção da Covid-19. A compra dos insumos compõe a estratégia da gestão do prefeito José Bonifácio (PDT) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde, existe a previsão de aquisição de mais 30 mil testes rápidos, que podem fornecer resultados em até 15 minutos após a coleta e sem a necessidade de laboratório. O objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos, bem como buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar com acompanhamento familiar.

Os testes rápidos são feitos a partir da segunda semana de sintomas, quando a quantidade de vírus diminui e o indivíduo produz anticorpos, principalmente das classes IgG e IgM. Para realizar esse procedimento, é obtido uma amostra de sangue por punção digital. Pessoas entre o oitavo e o décimo dia do início dos sintomas poderão ser testadas.

“Esse exame é realizado com a coleta de uma gota de sangue. Os anticorpos da classe IgM podem ser detectados a partir da segunda semana de infecção. Já os da classe IgG aparecem geralmente após 14 dias da infecção e persistem por mais tempo”, explica o médico do Programa de Saúde da Família, Guilherme Tritany.

O investimento, proveniente do recurso de custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é de R$ 68 mil. Os exames serão realizados nas UPAs do primeiro e segundo distritos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

A partir de abril, as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Florestinha (Tamoios) e Jacaré, bem como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Praia do Siqueira e Porto do Carro, também irão realizar os testes RT-PCR (Swab) contra a Covid-19. Utilizado até o sétimo dia de sintomas, ele utiliza um bastão para coleta de material e a realização está condicionada à avaliação do profissional.

Compartilhe: