PDT sedia, em Brasília (DF), reunião do grupo de transição de Cidades


PDT Nacional e Bruno Ribeiro
22/11/2022

Rodrigo Neves e Edvaldo Nogueira fomentam debate do governo eleito de Lula com gestores públicos

Nomeado pela equipe de transição do governo eleito do presidenteLuiz Inácio Lula da Silva, o grupo de trabalho (GT) de Cidades realizou encontro nesta terça-feira (22), na sede nacional do PDT, em Brasília (DF). Os pedetistas Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói (RJ), e o atual prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, receberam lideranças políticas, como prefeitos de capitais e secretários regionais, para analisar pautas prioritárias, como moradias e mobilidade urbana.

Neves afirmou que é “muito importante ouvir a FNP, pois o presidente Lula tem reforçado a importância de retomar o Pacto Federativo”.

“As cidades têm sofrido em várias áreas, como habitação, saúde, transporte público e saneamento básico e é nossa intenção ouvir os prefeitos sobre estes temas”, afirmou o pedetista.

“Esse diálogo é fundamental para retomada da promoção de avanços em infraestrutura e qualidade de vida para as pessoas nos municípios. […] A relação dos prefeitos e governadores com o governo federal se deteriorou muito nos últimos anos. Precisamos nos unir e juntos reconstruir o Brasil”, completou.

Edvaldo Nogueira indicou que a iniciativa foi “bastante importante para a FNP”, pois abriu o “diálogo com o governo de transição e com as pautas que são essenciais para os municípios brasileiros”.

“Apontamos algumas questões mais urgentes, como a ampliação dos investimentos em saúde e o enfrentamento à crise do transporte público. Nesta quarta-feira (23), seremos recebidos pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, coordenador-geral da transição, e esperamos avançar ainda mais neste diálogo entre as cidades e o governo eleito”, afirmou o Nogueira.

O encontro também contou com a contribuição dos  dos prefeitos João Campos (Recife/PE), Edmilson Rodrigues (Belém/PA), Sebastião Melo (Porto Alegre/RS), Dário Saadi (Campinas/SP), entre outros. Nesta quarta-feira (23), uma comissão de prefeitos da FNP será recebida pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição.

Já na parte da tarde, o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB) e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil, como Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foram recebidos pelos pedetistas para fortalecer o debate integrado.

O deputado federal eleito por São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), reforçou a importância de reestruturar as intervenções públicas para resgatar o desenvolvimento dos municípios.

“Foram sete anos de desmontes das políticas públicas voltadas para as cidades, habitação, saneamento e mobilidade. Não podemos esquecer os dois anos de Temer e quatro de Bolsonaro. Essa articulação com a sociedade civil é fundamental para reerguer todas as políticas públicas no próximo  governo Lula”, afirmou Boulos.

Compartilhe: