PDT participa do ato ‘Janelas pela democracia: impeachment já’ nesta terça (19), a partir das 18h


Por Elizângela Isaque
18/05/2020

Nesta terça-feira (19), o PDT, em parceria com o PSB, Rede, Cidadania e PV lançam o movimento “Janelas pela democracia: impeachment já”, ato virtual que será transmitido ao vivo pelas redes sociais das cindo legendas que realizam o evento. O movimento reunirá os dirigentes e militantes das legendas, intelectuais, artistas, lideranças políticas de todo o País, em defesa da democracia e da consolidação dos mais de 30 pedidos de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro que tramitam no Congresso Nacional, sendo que um deles é do PDT.

O ato será transmitido ao vivo pela página do PDT no Facebook (https://www.facebook.com/pdt.org.br/).

Dentre os líderes pedetistas confirmados, estão Carlos Lupi e Ciro Gomes, presidente nacional e vice-presidente nacional da legenda, respectivamente, e do secretário-geral nacional do partido, Manoel Dias. Já entre os artistas, participam Marcos Palmeira, Marcelo Serrado, Marco Zanini e Artur Moreira Lima.

Em nota conjunta, o PDT e os demais partidos organizadores do movimento ressaltam a importância da participação da sociedade civil durante o ato. “A ideia é fazer com que, além da transmissão virtual, o ato Janelas pela democracia – Impeachment Já incentive que a população a se manifestar promovendo panelaços, utilizando apitos e instrumentos musicais”, diz o documento.

Impeachment

Em abri, o PDT, PV, PSB e Rede, decidiram de maneira conjunta, após reunião entre suas direções, por videoconferência, apoiar as iniciativas de cada partido e sua respectiva bancada pelo impeachment do atual presidente Jair Bolsonaro.

No entendimento dos líderes pedetistas, os crimes cometidos por Bolsonaro, que justificam o seu impedimento como presidente do País, foram relacionados na ação protocolada pelo PDT, no dia 22 de abril, na Câmara dos Deputados, dentre os quais, despontam como mais graves a apologia ao autoritarismo e negação do sistema tripartite – existência de três poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos entre si – consolidado no Estado brasileiro. Outro grave delito apontado pelo documento do partido é a participação do presidente nas manifestações em defesa do retorno da Ditadura Militar, do Ato Institucional Nº5 (AI-5) e do fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto enviado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também acusa Bolsonaro de “descumprir determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos atos normativos e legislativos dos entes da Federação, referente às medidas de prevenção de contágio da Covid-19”.

Dois dias depois de protocolado o  pedido de impeachment, o PDT solicitou ao Congresso que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, seja testemunha do processo de impeachment de Bolsonaro movido pelo partido, depois de Moro acusar o presidente da República de tentar interferir politicamente no comando da Polícia Federal para obter acesso às informações sigilosas e a relatórios de inteligência.

União pela democracia

Na nota conjunta, os partidos reforçam ainda que, diante da gravidade da situação do País, a articulação de um grande arco de alianças é fundamental, tendo como prioridade a união em torno de todas as questões que se referem à defesa da democracia e da vida.

“Por esta razão, os partidos que vêm articulando esta iniciativa recebem com viva alegria forças políticas de nosso campo, até aqui ausentes; além daquelas que pertencem a outras perspectivas político-ideológicas e segmentos sociais e populares, que se somam, a partir de agora, à imensa maioria dos que desejam outro destino para o Brasil, totalmente distinto da barbárie para a qual o país vem sendo empurrado, desde o início do mandato do atual presidente da República”, conclui a nota.

Confira a íntegra da nota conjunta assinada pelos partidos:

Janelas pela democracia – Nota Conjunta (PDT, PV, PSB e Rede)

Serviço
Ato ‘Janelas pela democracia: impeachment já’
19 de maio, a partir das 18h30
Transmissão pela página do PDT no Facebook (https://www.facebook.com/pdt.org.br/).

Compartilhe: