PDT apresenta melhor desempenho entre partidos de esquerda nas eleições municipais


Liderança do PDT na Câmara
18/11/2020

Nas eleições do último domingo (16), o PDT foi o partido com melhor desempenho no campo das esquerdas. No primeiro turno, elegeu 311 prefeitos, dentre eles, o destaque para Axel Grael, em Niterói (RJ), e José Bonifácio, em Cabo Frio (RJ), duas importantes cidades do estado do Rio de Janeiro.

Um dos destaques foi o Maranhão, onde o PDT foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos e de vereadores. A legenda, presidida no estado pelo senador Weverton Rocha (PDT), teve um crescimento significativo. De 30 prefeitos eleitos em 2016, o partido passa a ter 42 para o mandato que vai de 2021 a 2024. O número de vereadores eleitos pelo partido também subiu de 206, em 2016, para 350 nas eleições deste ano.

“Tivemos um domingo de muitas vitórias no nosso estado, com a defesa do trabalhador chegando como uma bandeira forte, que alcançou o coração das pessoas”, declarou o senador.

Weverton atribui o crescimento da legenda ao trabalho de organização das bases partidárias em todo o estado e a gestões eficientes. “Fizemos alguns dos prefeitos mais votados do estado, como Erlânio Xavier, em Igarapé Grande, e dr. Erik, em Balsas, que obtiveram 84,44% e 83,97% dos votos respectivamente, isso em uma reeleição. Essa votação expressiva é o resultado de gestões bem feitas, porque o partido tem ótimos quadros”, completou o senador.

Em Mato Grosso, o PDT registrou crescimento de 60% na quantidade de municípios com prefeitos eleitos, passando de cinco para oito prefeituras sob o comando do partido, além disso ainda conquistou nove vice-prefeituras e teve 61 vereadores eleitos em 37 municípios de todas as regiões do Estado.

Para o presidente do Diretório Estadual do PDT de Mato Grosso, Deputado Allan Kardec, “o resultado positivo nas urnas é fruto do trabalho do partido junto aos municípios e do desejo da população em ter sua cidade administrada ao modelo pedetista, defendendo as políticas sociais e os direitos trabalhistas, sem abrir mão do crescimento econômico”.

Como exemplo do sucesso da gestão do PDT em Mato Grosso, Kardec aponta o resultado da reeleição do prefeito Daniel do Lago em Porto Alegre do Norte, onde ele conquistou 100% dos votos válidos em uma eleição que não tinha concorrente, pois acumulava quase 90% de aprovação do mandato. Outro destaque foi no município de Nova Canaã do Norte, onde o prefeito Rubens Rosa (Rubão) ganhou com 92,66% dos votos válidos devido sua boa avaliação na gestão.

Segundo turno

No segundo turno, a legenda também concorre em duas grandes capitais: Fortaleza (CE), com José Sarto, que recebeu 35,72% dos votos, e Aracaju (SE), com Edvaldo, favorito no pleito, uma vez que obteve a preferência de 45,57% dos eleitores. Além disso, a legenda concorre no segundo turno em Serra (ES) com o deputado federal Sérgio Vidigal e Campo dos Goytacazes (RJ) com Caio Vianna.

Em número de prefeituras, o partido de esquerda que veio em segundo lugar foi o PSB, com 250 prefeitos, seguido pelo PT, com 179. O Psol conseguiu eleger 4 prefeitos.

Nas câmaras municipais, o cenário se repete, e o PDT foi o partido de esquerda com melhores resultados, ao eleger 3.375 vereadores. O PSB veio em segundo lugar, com 2.969 vereadores eleitores, e o PT em terceiro, com 2.601 vereadores. Já o PSOL elegeu 75 representantes municipais em todo país.

Compartilhe: