Oposição propositiva

Wellington Penalva
29/08/2020

O deputado federal André Figueiredo foi o convidado do “Café com Lupi” deste sábado (29). Direto de Fortaleza (CE), o líder da Oposição na Câmara falou sobre sua atuação parlamentar e o construtivo trabalho de oposição que tem feito no Congresso, readequando projetos palacianos em favor do povo, como no caso do auxílio emergencial.

Instigado por Lupi acerca das vitórias recentes obtidas na Câmara, André falou sobre o novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), aprovado recentemente pelo Parlamento, com aumento de participação do Executivo de 10% para 23% no financiamento da educação básica.

“Nós aprovamos o Fundeb. Isso foi uma grande vitória do Parlamento brasileiro. E, lógico, nós do PDT temos a satisfação de ter a Educação como bandeira. […] Brizola implantou o CIEPs no Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro construiu um modelo herdado de Anísio Teixeira das escolas parque, e a gente consegue construir esse modelo de educação que é referência para o PDT”, explicou Figueiredo.

O trabalho de oposição é uma construção complexa e fundamental para que os interesses da população não sejam negligenciados. Além disso, depende da boa relação entre diversos partidos. Sobre o assunto, Lupi questionou: “Não é fácil ser líder de Oposição. Está lá junto com a gente o PT, PCdoB, PSB, PSOL e a REDE. […] Como é ser líder de uma oposição com projetos diferentes?”.

Em sua resposta, André argumenta que o trabalho tem rendido bons frutos e que, diante do atual governo, existe uma unidade entre os partidos para conter danos provocados por Bolsonaro. “Nesse momento é indispensável que nós que fazemos oposição tenhamos de sair da caixinha. ‘O governo manda um projeto e nós vamos votar contra’, não! Nós vamos mudar aquele projeto e dar o nosso tom, a gente vai fazer a nossa proposição”, afirmou.

Um bom exemplo da oposição propositiva liderada por Figueiredo é o auxílio emergencial. A proposta inicial do Executivo era que o valor do benefício fosse de R$ 200. Graças a atuação oposicionista no Congresso, esse valor chegou aos atuais R$ 600.

Confira o programa completo abaixo.