Nota de repúdio do MCDR sobre declarações de Regina Duarte em entrevista à CNN


Movimento Cultural Darcy Ribeiro
11/05/2020

Em mais uma oportunidade pública, um membro do governo autoritário do presidente Jair Bolsonaro ofendeu mortos, desaparecidos, a democracia, e a cultura brasileira. Desta vez, a protagonista que provavelmente ganhou pontos com o chefe foi a atriz, se é que podemos chamar assim, Regina Duarte, atual secretária de Cultura do país. Justamente por isso, se faz necessária essa nota de repúdio do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), que preza pela cultura brasileira e pelos seus artistas, que em sua maioria não se veem representados em discursos como o de Regina.

Em entrevista à rede de televisão CNN, que inclusive tem um forte elo com nomes da direita brasileira, Regina Duarte extrapolou quaisquer limites do bom senso. Ela debochou ao vivo dando risadas como se estivesse em uma festa. O problema é que neste dia, em que Regina Duarte dava gargalhadas, o Brasil contabilizou mais de 600 mortes por covid-19 em 24 horas, chegando ao número de mais de 8 mil vidas perdidas enquanto a secretária do governo dizia que não poderia transformar a sua pasta num obituário para se solidarizar com os artistas e demais cidadãos mortos pelo coronavírus.

Mais do que isso, Regina Duarte fez questão de zombar dos mortos e torturados do regime militar brasileiro, dizendo que todo mundo morre tal como seu chefe Bolsonaro adora dizer. E a verdade é que todos morrem sim, mas em ditaduras e em pandemias com governos irresponsáveis e ruins se morrem muito mais pessoas e com muito mais facilidade.

Como aconteceu na ditadura, e como acontece agora, Regina Duarte mais uma vez mostra como é pequena diante da cultura brasileira e do cargo que ocupa. Mas também confirma que está fazendo o papel certo para o governo certo: um governo genocida como suas falas nessa entrevista.

 

Roberto Viana Junior
Presidente Nacional MCDR – PDT

Lauri Bernardes
Secretário-geral Nacional MCDR – PDT

Compartilhe: