No Rio, Centro de Memória do PDT lança cartilha em homenagem a Abdias Nascimento


PDT do Rio de Janeiro
17/10/2019

O Centro de Memória Trabalhista da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (CMT/FLB-AP) lança no próximo dia 18, mais uma cartilha da série “Memórias Trabalhistas”, às 18h, no Espaço Multiuso Professor Loureiro. Desta vez, contendo a biografia do ativista negro Abdias Nascimento, fundador do Movimento Negro do PDT. A publicação é parte integrante do trabalho de resgate histórico que tem sido realizado pelo CMT, com grandes personalidades políticas que ajudaram a construir o legado do Trabalhismo no Brasil

A obra reúne textos e artigos, a biografia completa de Abdias do Nascimento e seus seguidores, sua vida e obra em prol do Movimento Negro, sua atuação no teatro, nos movimentos sociais, na Academia como militante da causa negro, além de textos de apresentação do presidente e do secretário nacional do PDT, Carlos Lupi e Manoel Dias.

Entre outros textos, tem a biografia “O Incansável Ativista Negro”, do historiador Wendel Pinheiro; entrevista de Elisa Larkin Nascimento, viúva de Abdias e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), falando sobre a trajetória de Abdias; texto do presidente nacional do Movimento Negro do PDT, Ivaldo Paixão; texto de Negrogun, presidente do conselho estadual (RJ) dos Direitos dos Negros, da doutora da USP, Sueli Carneiro, entre outros.

No lançamento, o Espaço Multiuso Professor Loureiro estará inaugurando o Dia do Livro, inteiramente dedicado ao lançamento de livros, troca de livros, sorteio de um livro autografado por Ciro Gomes, doações, etc.

Compartilhe: