Neiva Moreira: Um combatente, um resiliente


Por Ester Marques
10/05/2021

Em todos os seus 94 anos de vida, o trabalhista lutou incansavelmente pelo desenvolvimento do Brasil

“Vamos nos encontrar muitas vezes aqui, não apenas concordando, mas também discordando, mas sobretudo, unidos pelo desejo de servir ao País e transformar a nossa pátria na grande pátria do futuro”. Esse era o desejo do jornalista e ex-deputado Neiva Moreira. Um Pedetista que amava o seu país e seu estado, Maranhão. Um parlamentar que lutava por um Brasil com emprego, educação e que há 9 anos deixou seu legado e exemplo de persistência.

José Guimarães Neiva Moreira era um combatente, um resiliente. Assim como inúmeros trabalhistas que lutaram pelos direitos dos trabalhadores do País e pela democracia, ele foi exilado com o golpe de 1964, após exercer três mandatos na Câmara Federal.

Passou 15 anos migrando entre países da América Latina e em 1979, Neiva voltou ao Brasil após a aprovação da lei da Anistia. No mesmo ano, o trabalhista pôde militar ao lado de Leonel Brizola na luta pela posse do PTB e, posteriormente, na criação do PDT. O seu comprometimento era tanto que logo se tornou vice-presidente do partido.

Em 1993, Neiva deu início a mais um ciclo dentro do Congresso Nacional quando foi eleito deputado por mais quatro mandatos. Ele se tornou o decano dos deputados federais e o congressista mais condecorado entre os parlamentares brasileiros.

“Eu seria muito insincero se dissesse que não me encontro dominado por uma forte emoção de retornar a essa casa, onde durante 3 mandatos, participamos de acontecimentos decisivos da vida pública do nosso País”, declarou o pedetista em seu discurso de volta à Câmara dos deputados após o exílio. Na mesma ocasião, Neiva relembra a trajetória vivida fora de seu País e reforça a importância de continuar na luta por uma verdadeira transformação no Brasil.

“A nossa melhor contribuição que podemos dar a esse país, nesse momento, é procurar revitalizar a instituição parlamentar fazer com que este plenário, que em muitas oportunidades da nossa história fez estremecer esse país e mobilizar a opinião nacional, ele possa ser uma expressão das profundas inquietações que dominam o povo brasileiro, mas também das suas esperanças de futuro”, afirmou o pedetista.

Neiva Moreira também é reconhecido por ter lutado incessantemente pela igualdade social com redistribuição de renda, pois acreditava em um Brasil forte desenvolvido com oportunidades iguais para todos.

“Temos a exata dimensão da crise institucional que assola o País. A imposição de modelo que sacrifica toda a sociedade, transferindo renda dos menos aquinhoados aos mais favorecidos pelo perverso mecanismo dos juros extorsivos, da desnacionalização da indústria nacional, da desenfreada importação que elimina os postos de trabalho e lança ao desemprego parcela significativa da população brasileira”, declarou o então deputado em outro discurso na Câmara Federal.

Em todos os seus 94 anos de vida, Neiva Moreira trabalhou incansavelmente pelo desenvolvimento do Brasil e do Maranhão. Ele Se manteve firme e coerente em seus princípios e batalhou para que os ideais do PDT se mantivessem firmes e inabaláveis em sua trajetória.

“Desejamos que os projetos, as emendas, as atividades da Câmara, o esforço de todos nós resulte em favor do povo brasileiro, dos excluídos, dos pobres, dos estados abandonados, como o meu Maranhão, e em favor de centenas de milhares de municípios que não sentem a presença do Poder Público”.

Compartilhe: