Movimento Negro do PDT completa 40 anos

26/06/2021

Café com Lupi aborda luta pedetista pela inclusão racial iniciada por Abdias do Nascimento e Brizola

Quando se fala em defesa de minorias, o PDT é sempre pioneiro no Brasil. Dessa vez, o partido está comemorando 40 anos do seu Movimento Negro e o Café com Lupi deste sábado (26) se dedicou inteiramente a data. Para lembrar a luta e as conquistas pedetistas ao longo dessas quatro décadas, o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, convidou o presidente do Movimento, Ivaldo Paixão, e a diretora do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros (Ipeafro), Elisa Larkin.

Na realidade, anos antes de criar o Movimento Negro e a próprio PDT – ao menos sob essa sigla –, os trabalhistas já previam em documento a luta pelo povo negro marginalizado no Brasil. A Carta de Lisboa, em 1979, afirmava a intenção em “fazer justiça aos negros e aos índios que, além da exploração geral de classe, sofrem uma discriminação racial e étnica”.

Expoente incontestável dessa luta e maior liderança negra do país no século XX, Abdias do Nascimento foi quem protagonizou o início do movimento. De acordo com sua esposa, a diretora do Ipeafro, Elisa Larkin, sua intenção de ligar o trabalhismo à causa negra remonta o longínquo ano de 1945, quando os trabalhistas brasileiros se organizavam ainda sob a sigla PTB. Mas foi após o retorno de Brizola do exílio, na fundação do PDT, que pôde se concretizar.

“Abdias do Nascimento e Sebastião Rodrigues Alves, já em 1945, no antigo PTB, estavam reivindicando a fundação de um diretório negro”, disse Elisa. Em seguida, ela conta que esse processo pôde ser concretizado quando Brizola e Abdias se reuniram no momento de fundação do PDT, graças a empatia do trabalhista acerca das questões raciais. “[Na conversa] o governador Brizola ouvia, mas não só ouvia, ele assimilava a experiência [de Abdias] junto com a sua própria. Era perceptível o processo de identificação dele”, relembrou.

Com o pontapé inicial dado a partir desse entendimento e de ações inclusivas como a nomeação de secretários negros por Brizola em seu governo, o Movimento Negro do PDT construiu uma trajetória de luta, com a contribuição de memoráveis lideranças e muitas vitórias. Ivaldo Paixão fez questão de evocar alguns nomes como Edialeda do Nascimento e Alceu Collares.

Paixão elencou as principais conquistas do Movimento Negro ao longo desses 40 anos. “São vários fatos importantes, mas os principais foram justamente a implementação de políticas de ação afirmativa. Também a ocupação de espaço nos secretariados nos governos pedetistas […] E no parlamento eu cito a lei que criminaliza o racismo e o preconceito, conhecida como Lei Caó, de Carlos Alberto de Oliveira”, lembrou o presidente do Movimento Negro.

O Café com Lupi exibiu ainda um vídeo de apresentação do Ipeafro, com depoimento de diversos integrantes acerca do que o instituto representa para a população e para a cultura afro-brasileira. O breve documento também abordou o rico acervo com a memória da luta pela inclusão racial no país. Vale a pena conferir.

Veja o programa completo no vídeo abaixo.