Movimento Indígena do PDT forma 13 Núcleos de Base em Ilhéus (BA)


Por Wellington Penalva
18/10/2017

A novidade foi anunciada em reunião, na sede do partido em Brasília, onde quase 200 fichas de filiação foram homologadas

Lideranças indígenas da região de Ilhéus, na Bahia, se reuniram na tarde dessa terça-feira (17), na sede do PDT Nacional, em Brasília, onde os cinco caciques das aldeias locais apresentaram quase duas centenas de fichas de filiação assinadas. Outro assunto tratado no encontro foi a formação dos 13 núcleos de base que atenderão os povos indígenas daquela localidade.

O secretário nacional de núcleos de base, Luizinho Martins, comenta a importância da formação desses núcleos na esfera indígena. “O PDT, através da direção nacional do partido, tem dedicado vigor e energia na construção dos núcleos de base. A luta histórica do povo indígena tem ligação íntima com a pauta do Trabalhismo. Portanto é fundamental a fundação e o registro desses 13 núcleos que foram entregues aqui hoje, pelos companheiros de Ilhéus”.

O cacique Nerival dos Santos, já filiado ao PDT há mais de 15 anos, falou sobre a necessidade de fortalecimento político dos indígenas para que lutem por melhorias em seu modo de vida.

“Vivemos da agricultura familiar em Olivença, distrito de Ilhéus que um dia foi independente, e conseguir insumos está muito difícil. Depois que Olivença virou distrito ficou tudo mais difícil, os recursos não chegam. Precisamos buscar apoio dos políticos, cobrar nossos direitos. Por isso é importante se politizar”, explica o cacique.

Rafael Weree, presidente nacional do Movimento Indígena do PDT, falou sobre o fortalecimento do Movimento no país.

“Os povos indígenas fortalecem a própria história do partido. O Movimento, no âmbito partidário, dá voz a esses povos que passam a se politizar e atuar em defesa dos seus direitos, como a proteção dos seus territórios. Além disso, temos o objetivo de eleger lideranças indígenas, tanto na esfera municipal quanto estadual e federal”, afirma Weree.

Na visão do indígena pedetista, agora o Movimento Indígena do PDT segue atuando em busca de apoio, em todas as esferas de poder pertinentes, a fim de atender suas demandas. Mais forte, o Movimento continua crescendo e se solidificando com novas lideranças em diferentes lugares do País.

Compartilhe: