Max Lemos apresenta proposta com ações para preservar e conservar os recursos hídricos naturais brasileiros


PDT na Câmara
24/07/2025

Iniciativa busca garantir a qualidade e a quantidade de água para o consumo humano, atividades econômicas e ecossistemas

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4816/24, do deputado Max Lemos, com medidas para proteger, monitorar e preservar nascentes e cursos d’água em todo o território nacional. A proposta também penaliza, com mais rigidez, quem poluir os recursos hídricos naturais brasileiros.

O objetivo é garantir a qualidade e a quantidade de água para o consumo humano, atividades econômicas e ecossistemas.

Recursos hídricos naturais são todas as formas de água presentes na natureza, incluindo superfícies como rios, lagos e aquíferos subterrâneos, essenciais para a vida e diversas atividades humanas.

“Sabemos que a água é um recurso essencial para a vida e o desenvolvimento socioeconômico, mas encontra-se cada vez mais ameaçada por atividades humanas que comprometem sua qualidade e disponibilidade”, ressalta o parlamentar.

Segundo ele, o projeto visa assegurar a proteção de rios e nascentes por meio de um arcabouço legal que combina medidas de monitoramento, preservação, recuperação e punição de infratores.

Além disso, continua Max, a proposta “incentiva ações proativas que promovam a conservação dos recursos hídricos, alinhando o Brasil às melhores práticas internacionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

Tramitação: O projeto aguarda parecer do Relator na Comissão de Minas e Energia. e ainda vai se analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.