Mário Heringer propõe resposta tributária e criminal no caso de Brumadinho


Ascom deputado Mário Heringer
14/02/2019

O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) defendeu, nessa quarta (13), solução séria, rápida e objetiva em relação à tragédia do rompimento da barragem no Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais.

Além da responsabilidade criminal, o parlamentar ressalta ser preciso pensar em uma solução para perdas do ponto de vista econômico. Minas Gerais extrai mais de 50% de todos os metais do Brasil, ou seja, a mineração representa uma das principais atividades econômicas do Estado.

“Precisamos da mineração! Em grande parte isso é verdade. Precisamos desses empregos, mas nós não precisamos nos submeter. Nós podemos fazer isso de uma maneira séria e equilibrada”, discursou em plenário da Câmara dos Deputados, durante sessão extraordinária da comissão que trata sobre o tema.

Dr. Mário cobrou clareza e objetividade nas conduções de trabalhos que envolvam o assunto na Câmara dos Deputados. Afirmou ser necessário não cair em “chantagem” que envolve a interrupção da atividade mineradora. E não poupou palavras duras contra a impunidade.

“Nós precisamos dizer para essas empresas que elas vão ser responsabilizadas em seus CNPJs. Por exemplo: Você vai ter de continuar pagando, a partir de agora, a partir do seu desastre, a partir do seu problema, o ICMS que você pagava àquele Município, ao Estado, nos meses anteriores ao desastre, quando não havia desativação. Você vai ter de manter a indenização e o nível de emprego daquela cidade que você mantinha. E você, administrador negligente, e você administrador que não está preocupado com as pessoas, com a vida das pessoas, vai para cadeia. Você vai responder criminalmente pela sua leniência. Você vai responder criminalmente pela sua negligência, porque, se não for assim, nós não vamos resolver problemas.”

Compartilhe: