Manoel Dias valoriza progresso da Fundação em reunião com vice-presidentes


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
03/07/2020

O presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, valorizou nesta sexta-feira (3), durante reunião virtual com seus vice-presidentes estaduais, a evolução consolidada da organização pedetista ao longo de 2020. “Os nossos representantes, em todo o Brasil, estão avançando com as ações integradas de formação, organização e qualificação. Assim, estamos expandindo a presença e os resultados com a disseminação do conhecimento”, disse.

Ao abordar a execução do planejamento estratégico com as representações regionais e os diretórios do partido, Dias salientou que a Fundação tem um papel ativo na interlocução com as bases populares e na propagação dos princípios trabalhistas.

“Somos uma ferramenta de suporte ao PDT que está em constante aperfeiçoamento. Com a qualificação da militância, movimentos e pré-candidatos, fortalecemos nosso partido na protagonista defesa das bandeiras trabalhistas e do regime democrático. É o legado de Vargas, de Brizola e de tantas outras lideranças do Trabalhismo sendo preservado e disseminado”, afirmou Dias, que também é secretário-geral nacional da sigla.

A partir da integração tecnológica, a instituição está oferecendo mais serviços gratuitos não só aos militantes e dirigentes, mas também para toda a sociedade. Como exemplo, Dias pontua os cursos online da Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), que vão desde as aulas preparatórias para o ENEM, até a formação política para os pré-candidatos, bem como o novo projeto dos núcleos de base.

“O mundo mudou em função do coronavírus. A tecnologia, a partir da internet, será uma ferramenta primordial para ampliar o elo com o povo. Esta conjuntura precisa, essencialmente, vir atrelada à propagação do conhecimento e da mobilização pela nucleação. Organizado e consciente, o povo conquistará sua emancipação”, comentou.

“Estamos aqui, unidos, para construir caminhos que transformem a realidade de cada cidadão diretamente na ponta. Mesmo com limitações, estamos progredindo. Tenho certeza que vamos surpreender cada vez mais”, projeta Ades Oliveira, secretário-executivo da Fundação.

Presença

Ao longo dos debates sobre as atividades nos estados, os vice-presidentes ratificaram o engajamento com as medidas apresentadas pela Fundação, em nível nacional. Para eles, o aprimoramento do fluxo de trabalho, associado ao suporte de cada setor, em Brasília, têm contribuído com o progresso, mesmo diante dos atrasos gerados pela pandemia.

“Buscamos fortalecer as ações em Rondônia, como a formulação do projeto ‘Educação e Cidadania’, que será implementado nos núcleos e nas escolas. Estamos firmes não só no em Porto Velho, mas também por todo o interior, mesmo com os contratempos gerados pelo Covid-19”, pondera Marli Mendonça, vice-presidente da FLB-AP no estado e dirigente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT).

Jefferson Barroso, que lidera a Fundação no Acre, relatou o avanço alcançado, nos últimos anos, a partir da intensa parceria com o diretório estadual, presidido pelo deputado estadual, Luís Tchê. “Os núcleos de base são muito importantes para a construção de uma sociedade mais justa, pois os cidadãos percebem que estão na linha de frente da mudança”, disse.

Na sua participação, Eduardo Rodrigues, da Bahia, elencou a série de realizações que a Fundação está realizando localmente, bem como as parcerias em construções nacionais, como as pílulas eleitorais, editadas pela ULB. Já Célia Regina, de Roraima, relatou sua experiência com economia solidária e todo o potencial de disseminação dessa atividade econômica nas ações pedetistas com micro e pequenos empreendedores.

“Atuamos com associações e cooperativas, que, fundamentalmente, trabalham como os núcleos de base. Nós estamos levando conhecimento para os empreendimentos e para o partido. Assim, conseguimos estimular a evolução regional”, garantiu Célia.

Desenvolvimento

Dando destaque ao seminário virtual sobre Celso Furtado, que é uma realização do Centro de Memória Trabalhista (CMT) e ocorrerá até o próximo dia 7, Nelson Marconi, de São Paulo, reforçou a importância de debater os projetos liderados pelo PDT, principalmente nas áreas econômica, política e social.

“A gente precisa, cada vez mais, fortalecer a oposição e valorizar a mobilização liderada pelo Ciro Gomes. O PDT tem se colocado muito bem na defesa dos direitos do povo brasileiro, com destaque para as ações no Supremo Tribunal Federal”, indicou.

Nesse sentido, Manoel Dias anunciou a participação do ex-governador do Ceará nos produtos da ULB, além da formulação de materiais vinculados ao projeto nacional de desenvolvimento. “Vamos municipalizar as diretrizes para levar os conceitos trabalhistas para as nossas futuras gestões municipais em todo o Brasil”, concluiu.

Compartilhe: