Manoel Dias: “Legado de Darcy impulsiona a luta por um país mais justo”

Bruno Ribeiro
01/12/2022

Secretário-geral do PDT participa de seminário sobre o centenário do antropólogo em Niterói (RJ)

“Legado de Darcy impulsiona a luta por um país mais justo”, disse o secretário-geral nacional do PDT e presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, no seminário em homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro no Solar do Jambeiro, em Niterói (RJ). Nesta quinta-feira (1), o espaço cultural da prefeitura pedetista recebe também a exposição “Darcy Ribeiro – Um Século”, que celebra o legado do antropólogo e ex-senador trabalhista.

“Darcy foi um dos maiores defendedores da educação e mostrou compromisso com o país e seu povo. Como Brizola, era rebelde. E o Trabalhismo segue fortalecendo seu legado através do PDT”, relatou.

“Organizamos o partido para proporcionar ao povo, a partir dos núcleos de base, a realização da sua própria revolução. É uma tarefa que Darcy lutou, pois acreditava nas transformações sociais para garantir os direitos dos cidadãos”, acrescentou.

Ao exaltar o suporte técnico prestado, no Solar, pela presidente nacional do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT (Mapi), Maria José Latgé, e pelo coordenador do Centro de Memória Trabalhista (CMT), Henrique Mathiensen, o ex-ministro do Trabalho e Emprego reforçou a relevância de propagar seus pensamentos diante da crise instalada na democracia brasileira.

“Seguiremos na batalha para proteger e resgatar as conquistas históricas. É uma tarefa essencial que terá inspiração de Darcy. Por isso, vamos militar e qualificar nossos quadros. O PDT é o caminho”, concluiu.

Com apoio do prefeito Axel Grael e do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, o seminário contou ainda com palestras do presidente da Fundação Darcy RIbeiro, José Ronaldo, e dos professores Ademir Ramos e Lincoln de Araújo Santos.

Entre as lideranças políticas e sociais presentes nas atividades, a presidente nacional do Movimento Trabalhista pela Educação (MTPE), Maria Amélia, que destacou o legado de Darcy RIbeiro e de Leonel Brizola para ampliar, com os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), a contribuição dos docentes no ambiente de ensino.

“O Ciep nos trouxe a prática de ter os profissionais que trabalham na educação na discussão da evolução dos projetos”, explicou, ao finalizar: “Darcy apostou na educação e deu certo. Ele sabia o que estava fazendo”.

História

Idealizador ao lado do ex-governador e fundador do partido, Leonel Brizola, do projeto dos Cieps, o educador mineiro teve sua trajetória apresentada, na exposição, a partir de materiais únicos, como fotos, vídeos e livros.

O público pode conhecer gratuitamente o acervo, que foi viabilizado com a contribuição do Mapi e do CMT, até o dia 8 de janeiro de 2023. O Solar do Jambeiro fica localizado na Rua Presidente Domiciano, 195, no bairro Ingá.