Lupi endossa apoio do PDT a Projeto de Lei que promove aumento de candidatos negros nas eleições

Por Elizângela Isaque
04/07/2020

No dia 27 de junho, o Movimento Negro completou 39 anos de uma história marcada pela luta incansável pelos direitos da população afro-brasileira, uma das bandeiras comprovadamente mais importantes do PDT. E para complementar as celebrações, na segunda edição da série de lives ‘Café com Lupi’, realizada neste sábado (4), o presidente do movimento, Ivaldo Paixão, protagonizou uma conversa esclarecedora com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi.

Além da oportunidade de apresentar um pouco da trajetória de vida de Ivaldo Paixão – desde a sua atuação em cargos de comando na Marinha do Brasil, que muito contribuiu para a sua atuação como militante da luta pela equidade racial no País –,  o bate-papo permitiu abordar o pioneirismo do PDT que, por meio de Leonel Brizola, garantiu a ascensão de lideranças negras como Abdias do Nascimento, Carlos Albero Caó e Edialeda Salgado do Nascimento, cujo legado ainda contribui diretamente para a elaboração de políticas públicas que combatam efetivamente a desigualdade racial no Brasil.

Esse legado, inclusive, resultou na construção de um documento estruturado pelo Movimento Negro e que traz todas as propostas de políticas públicas essenciais para a promoção da equidade racial no País e de combate às desigualdades. O documento, solicitado por Ciro Gomes, subsidiará a temática da questão racial do Projeto Nacional de Desenvolvimento, plataforma para a campanha presidencial de 2022.

“Estamos organizando o partido para essas eleições municipais, mas estamos olhando para 2022, Paixão. Nós já estamos construindo o projeto nacional desenvolvimentista do nosso querido irmão, o mais preparado homem público que essa pátria tem, Ciro Gomes. Já foi feito em 2018, mas estamos aprimorando, e principalmente essa questão do negro tem de ser uma bandeira fundamental para esse projeto de 2022”, reforçou Lupi.

A herança das ações das lideranças negras históricas do partido também pode ser verificada no curso de formação política voltado para a militância negra, oferecido e disponibilizado gratuitamente pela plataforma da Universidade Leonel Brizola (ULB), vinculada à Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP). “O segundo curso mais acessado”, informa Paixão, ao exaltar a qualidade do conteúdo.

Cotas do fundo partidário eleitoral para os negros

Outro importante tema discutido na live foi a possibilidade da destinação de uma cota do fundo eleitoral para candidatos negros, questão que tem sido discutida reiteradamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e teve um avanço no dia 30 de junho, quando o realtor da matéria, ministro Luis Roberto Barroso, votou a favor do texto, que também prevê reserva de tempo de televisão e percentual na nominata.

Lupi fez questão de ressaltar o posicionamento favorável do PDT na defesa das políticas de cotas. De acordo ele, no decorrer do tempo tem ficado cada vez mais claro que só é possível combater as sequelas sociais, decorrentes da discriminação contra a polução negra e feminina, dentre outras, por meio da garantira de uma participação mínima por meio das cotas.

“Nós do Movimento Negro do PDT, estamos acompanhando esse debate há muito tempo”, frisou Ivaldo Paixão, ao falar de um Projeto de Lei de autoria do senador João Capiberibe, PL 160/2013, que reserva 5% do fundo partidário para as candidaturas negras. O texto foi aprovado em 2017 pelo Senado, e atualmente, se encontra paralisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados – também em função da pandemia da Covid-19.

Ao ratificar o apoio total do PDT, Lupi declarou que acompanhará o o andamento da referida pauta no Legislativo, inclusive motivando uma concentração de esforço por parte da bancada na Câmara, juntamente com o Movimento Negro, por meio de parlamentares que possivelmente integrarão a CCJ.

Violência contra a população negra

Provocada pelo presidente Lupi, a importância do enfrentamento contra a violência policial sistematicamente praticada contra a população negra e carente do Brasil também foi amplamente discutida pelos dois líderes do partido. E o interessante desdobramento desse tema, assim como os demais assuntos discutidos na live, podem ser vistos na live ‘Café com Lupi’.

Confira a conversa na íntegra: