Lupi: “Candidaturas a deputado federal serão prioritárias no PDT em 2026”


Bruno Ribeiro
08/12/2025

Indicativo nacional baseia estratégia para superar cláusula de barreira nas eleições

“Candidaturas a deputado federal serão prioritárias no PDT em 2026”, afirmou o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, na reunião do Diretório Estadual do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (8). O indicativo da Executiva Nacional baseia a estratégia para a superar cláusula de barreira nas eleições.

Com a projeção de eleger mais de 30 deputados federais no Brasil, sendo pelo menos três no Rio de Janeiro, Lupi enfatizou a importância de estruturar nominatas consistentes com quadros alinhados ao Trabalhismo.

“Nós precisamos retomar a hegemonia no estado do Rio de Janeiro e torná-lo exemplo para o restante do país. Isso será concretizado a partir de um trabalho de priorizar as candidaturas a deputado federal que defendam as bandeiras do partido. Isso não significa que não vamos considerar as possíveis candidaturas majoritárias”, explicou.

“Nosso interesse é público e social. Não é só retomar o CIEPs com pintura, mas implementar a plena concepção do projeto idealizado por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. É o é nsino de qualidade para o pobre ter o mesmo direito e oportunidades do rico”, completou.


Ao citar as ações realizadas na Secretaria de Assistência Social da capital fluminense, Martha Rocha, que está licenciada do mandato de deputada estadual para conduzir a pasta carioca, disse que a mobilização do partido gerará resultados consistentes.   

“A gente pensa política pública sob o olhar do Trabalhismo. Isso nos move a seguir buscando o melhor para o povo do Rio”, disse, ao completar: “A construção de chapas é responsabilidade de todos nós e não somente da direção do partido. Com cada um se apresentando e também buscando nomes, vamos reunir uma chapa comprometida com o PDT”.

Léo Lupi, subsecretário de Assistência Social no Rio e presidente do PDT na capital, apontou para o compromisso de revitalizar o potencial do Trabalhismo para mostrar ao povo que o partido tem as melhores propostas.

“É mais uma oportunidade de dialogar e fortalecer a presença do PDT. Neste novo desafio na cidade do Rio, buscamos a renovação política e a preservação do legado de princípios e ideais. É plantar agora para colher ao longo dos próximos anos”, evidenciou, ao citar o lançamento da nova edição da Revista Embaúba.


Pré-candidato a deputado estadual, Zito avaliou que o pleito do próximo ano representará um novo ciclo para a história sigla.

“Estou consciente de que, unidos, poderemos fazer, da próxima eleição, um marco para o PDT. Nós estamos falando do partido de Brizola, que é o da educação”, comentou.

“Devo muito ao povo de Duque de Caxias e vejo a necessidade de transformação da política dos dias atuais. Não é o dinheiro que deve basear a disputa, mas os ideais e o trabalho”, concluiu, o ex-prefeito.

O encontro reuniu parlamentares, presidentes municipais, representantes dos movimentos pedetistas e lideranças de todas as regiões fluminenses.