Lupi abre seminário da AMT-PDT em Canela, RS

Prefeitas, secretárias estaduais e municipais, vereadoras, lideranças políticas e mulheres do PDT que ocupam cargos públicos procedentes de vários estados brasileiros estão reunidas em Canela, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, para participarem do Segundo Seminário de Capacitação Política, promovido pela AMT – Ação da Mulher Trabalhista.

O objetivo do encontro é a abordagem de temas pertinentes à eficiência na gestão pública e ocupação de cargos políticos; além do planejamento estratégico 2013/2016. São mais de 80 mulheres eleitas vereadoras pelo PDT em todo o Brasil, além de ocupantes de outros cargos de gestão pública – estaduais e municipais.

“Este encontro é importante, pela reciclagem de conhecimentos e troca de experiências entre as mais diversas áreas”, explica Miguelina Vechio, presidente da AMT nacional e vice-presidente da Executiva Nacional do PDT.

Durante a recepção aos convidados, realizada na noite de terça-feira, no Hotel Serra Nevada, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falou da importância das mulheres no processo eleitoral:

“A sensibilidade delas faz a grande diferença; e a ocupação gradual e constante de espaços nos setores mais estratégicos deste país, mostra a qualidade do que fazem, além de ser uma conquista que vai além do simples esforço”.

Estiveram presentes ao ato o deputado estadual Gerson Burmann; o Secretário de Estado da Saúde de Porto Alegre, Ciro Simoni; e o Prefeito da Cidade de Farroupilha, Claiton Gonçalves; entre outras lideranças gaúchas.

Os desafios do orçamento e sua implicação na fiscalização e controle social foram abordados pela advogada, com pós-graduação em Gestão Púbica, Marli Mendonça de Rondônia; e pela auditora pública externa do Rio Grande do Sul, Ione Carvalho.

A técnica de falar em público foi contemplada com duas oficinas técnicas de comunicação: “Organização e estrutura de discurso na palestra”, apresentada pela consultora Eloá Muniz; e “Qualificação da dicção e da oratória”, com a fonoaudióloga Lígia Motta.

O Segundo Seminário de Capacitação Política se estende até esta quinta-feira, 1º de agosto; também está programado um terceiro seminário que será realizado no Estado da Bahia, mas ainda sem data definida.

AG – Paulo Ottaran

Compartilhe: