Líderes do PDT apresentam proposta para ampliar o Disque 180 durante pandemia

Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

PDT na Câmara
07/04/2020

Os líderes pedetistas na Câmara dos Deputados, Wolney Queiroz (PE) e André Figueiredo (CE), da Oposição, são coautores do Projeto de Lei (PL 1267/20) que amplia a divulgação do Disque 180 enquanto durar a pandemia do coronavírus. Ele assina a proposta com outros onze parlamentares, incluindo vários líderes.

Pela proposta, durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da coronavírus, toda matéria jornalística ou programa sobre episódios de violência contra a mulher incluirá uma menção expressa ao Disque 180. Isso valerá para a rádio e televisão aberta, programação audiovisual, notícias divulgadas na internet em portais, blogs e jornais eletrônicos, sejam de acesso gratuito ou pago.

A mensagem deverá ser preferencialmente escrita, por conta da acessibilidade para pessoas com deficiência, e deverá conter no mínimo o seguinte conteúdo: “Se você sofre ou conhece alguma mulher que sofra violência, ligue gratuitamente 180, disponível 24 horas, todos os dias do ano”.

As deputadas pelo Psol Talíria Petrone (RJ), Luíza Erundina (SP) e Sâmia Bomfim, também por São Paulo, apresentaram a proposta. Outros líderes partidários como o deputado José Guimarães (PT-SP), da Minoria; Alessandro Molon (RJ), do PSB; Enio Verri (PR), do PT; Pérpetua Almeida (AC), do PCdoB; Fernanda Melchionna (RS), do Psol; e Joênia Wapichana (RR), do Rede Sustentabilidade, da mesma forma assinaram o projeto.

De acordo com o Mapa da Violência contra a Mulher produzido em 2018 pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, a cada 17 minutos uma mulher é agredida fisicamente no Brasil.

 

Compartilhe: