José Bonifácio cria Conselho de Combate à Intolerância Religiosa em Cabo Frio, no Rio de Janeiro


Prefeitura de Cabo Frio (RJ)
25/01/2021

O prefeito de Cabo Frio (RJ), José Bonifácio (PDT), anunciou, na última sexta-feira (22), a criação do Conselho Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. Pedetista se reuniu, em seu gabinete, com líderes e representantes de religiões de matriz africana para discutir as ocorrências de intolerância religiosa no município e sugeriu a criação, que foi aprovada por todos os representantes de terreiros de umbanda e candomblé.

Na ocasião, José Bonifácio ouviu atentamente cada demanda proferida e colocou todo o governo à disposição para auxiliar e validar a minuta da lei que irá regulamentar e criar o Conselho Municipal.

“Receber os representantes de religiões de matriz africana reforça nosso compromisso com a luta pelo fim do racismo, da intolerância e do preconceito em todas as suas formas. É fundamental estarmos atentos, ouvir para que não passemos como omissos ou indiferentes frente a situações como essas. A criação desse Conselho se torna uma ferramenta a mais para esses líderes religiosos. Em um mês vamos enviar à Câmara Municipal a Lei que regulamenta e oficialmente cria essa importante ferramenta, para que possamos dar posse aos conselheiros”, explicou o prefeito.

Coordenador Geral de Igualdade Racial, Manoel Justino também participou da reunião, e destacou a importância desse Conselho em Cabo Frio.

“É extremamente necessário que possamos criar essa relação institucional entre os terreiros e o governo. Ser recebido pelo prefeito reforça esse entendimento do quão importante é a nossa luta perante a sociedade já que, infelizmente, vivemos em uma realidade onde a discriminação religiosa e o racismo ainda existem. E somente com união para combatermos isso”, revelou.

Para o Babalorixá, Marcelo de Logun Edé, o encontro na sede do poder executivo é um marco histórico para a luta e o combate à intolerância religiosa em Cabo Frio.

“O povo de axé de Cabo Frio nunca teve essa oportunidade de receber um convite do poder público, de estarmos dentro do gabinete mostrando propostas e ouvindo também o que o governo tem para nós. Nossos antepassados apanhavam, eram açoitados, e hoje somos centros de cultura. Precisamos ser olhados como povo que traz uma cultura ancestral. Nunca um governo parou para nos escutar e ouvir a nossa história. Agradeço em nome do meu Ilê Asé e de todos os irmãos de fé”, destacou.

Também estiveram presentes no encontro a secretária adjunta de Direitos Humanos, Heliamar Reis, a ekedji Maria Inês Rangel de Oliveira Mafra, do Ilê Asé Omu Odé Igbo; Kátia Carvalho Gonçalves, da Tenda Espírita Caboclo Nazareth; Marcelo Freire Barboza, do Ilê Omi Asé Ayrá Obijinayé; José Pinheiro da Silva, Babalorixá da Tenda Rocinha de Nanã; Eduardo Gomes Mesquita, da Tenda Espírita Ogum Rompe Mato, a Yalorixá Ana Maria Silva Moreira, do Muzanzo Kayango e Jorge Henrique Nascimento, secretário nacional do PDT/Axé.

Compartilhe: