Ecotrabalhismo discute com Carlos Lupi a organização e o planejamento do movimento


Bruno Ribeiro
24/06/2025

Na reunião virtual, integrantes reforçam integração para impulsionar o PDT nas eleições de 2026

A Executiva Nacional do Ecotrabalhismo promoveu, nesta terça-feira (24), uma reunião virtual com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para discutir a organização nos estados e o planejamento para impulsionar o partido nas eleições de 2026.

Ao elogiar a estruturação do movimento, que renovou a Comissão Provisória nacional recentemente, Lupi mencionou a importância de impulsionar a atuação nas bases para garantir a renovação e a qualificação dos quadros, que “poderão compor as chapas pedetistas”.

Para isso, o presidente propôs a construção de um manifesto, com 12 pontos centrais vinculados à temática, para ser lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA). Segundo ele, o documento, com linguagem popular, norteará as candidaturas e os futuros mandatos.

“A pauta do Ecotrabalhismo é muito forte e somos vanguarda. Precisamos fortalecer essa causa, que é necessária, e consolidar a nossa atuação, inclusive no pleito nacional do ano que vem. Vamos unificar essa bandeira nacionalmente para replicá-la nos estados”, afirmou Lupi, mencionando ainda o apoio da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) no processo.

A presidente nacional do movimento pedetista, Ivana Groff, valorizou a capacidade técnica e o engajamento dos quadros ao citar a destacada participação nos principais eventos do setor.

“Nós estamos com uma atuação muito forte, principalmente nas conferências nacionais. É muito válido seguir promovendo debates, com nossos qualificados quadros, para consolidar propostas e lançar a Carta de Belém”, disse.

No início de maio, o Ecotrabalhismo participou da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que foi realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em Brasília (DF). Com debates sobre “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, os pedetistas aprovaram 14 temas estratégicos vinculados às políticas ambientais do Brasil.