Dez pedetistas estão entre os parlamentares mais influentes do Congresso

PDT na Câmara
17/07/2020

Parlamentares do PDT estão entre os cem mais influentes do Congresso Nacional. Os deputados Wolney Queiroz (PE), líder do partido na Câmara, André Figueiredo (CE), líder da Oposição, Afonso Motta (RS), Gustavo Fruet (PR) e Tabata Amaral(SP), além dos senadores Weverton (MA), líder do partido, e Cid Gomes (CE) integram a elite da política no Parlamento, na avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Segundo o DIAP, os Cabeças do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se destacar dos demais por suas habilidades na condução dos debates, negociações, articulações, além da facilidade para liderar, decidir, definir posições, elaborar e pautar propostas. São os congressistas que exercem influência determinante no processo decisório, na Câmara ou no Senado Federal, e sobre os atores nele envolvidos. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no legislativo, 70 são deputados e 30 são senadores.

Em ascensão

Além dos “Cem Cabeças”, o DIAP divulga ainda levantamento incluindo na publicação outros parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Esses parlamentares são considerados pelo órgão em “plena ascensão” e dessa forma fazem parte do grupo dos 150 mais influentes. Integram esse grupo outros três pedetistas: os deputados Mario Heringer (MG), Paulo Ramos (RJ) e Túlio Gadêlha (PE)