Deputados fazem vigília contra as reformas da Previdência e Trabalhista

Liderança do PDT na Câmara
16/03/2017

Deputados, sindicalistas e representantes de movimentos sociais contrários às reformas da reformas da Previdência (PEC 287/16) e Trabalhista (PL 6787/16) e também contra o projeto que regulamenta a terceirização (PL 4302/98), fizeram vigília, nesta terça-feira (15), por cerca de quatro horas, até quase 1h da manhã, no Plenário da Câmara.

O argumento dos oposicionistas às reformas e ao governo Temer, foi que as mudanças da Previdência e trabalhista, se forem aprovadas na forma enviada ao Congresso, trarão enormes prejuízos aos trabalhadores brasileiros. Um dos pontos mais usados nos discursos realizados foi a retirada dos direitos sociais dos trabalhadores e a aposentadoria aos 65 anos como idade mínima, com pelo menos 25 anos de contribuição.

O deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS) criticou não apenas os 65 anos previstos como idade mínima para a aposentadoria, como os 49 anos de contribuição previstos para que tenha direito a 100% da média do salário de contribuição.

“Se aprovada essa proposta, teremos a pior aposentadoria do mundo”, apontou. Além disso, criticou a idade igual para homens e mulheres se aposentarem. “Como se o governo não soubesse que a mulher gera filhos”, observou, ressaltando a dupla jornada de trabalho feminina.

Os participantes do protesto alegaram também que a reforma não interessa ao País e previram a quebra de muitos municípios, porque, na visão deles, a maioria das pequenas e médias cidades do Brasil sobrevivem dos salários dos aposentados, dos benefícios e dos programas sociais.