Coronavírus: Rodrigo Neves inaugura Hospital Oceânico em Niterói (RJ)


Jornal O São Gonçalo
10/04/2020

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT-RJ), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (10), o Hospital Oceânico, no bairro de Piratininga, que será exclusivo para tratar pacientes com Coronavírus (Covid-19). A unidade tem 140 leitos com respiradores e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Hoje foram inaugurados 40 leitos, na segunda quinzena de abril serão mais 70 e a expectativa é de que, em maio, o total de 140 leitos seja atingido.

O Hospital Oceânico será regulado pelo sistema de saúde de Niterói para garantir que apenas pacientes graves de Coronavírus sejam atendidos no local. Como não haverá atendimento de emergência, a população deve continuar a procurando as unidades de urgência destacadas como referência para os casos suspeitos da doença: Hospital Municipal Carlos Tortelly, Unidade de Urgência Mário Monteiro, Policlínica do Largo da Batalha e Policlínica da Engenhoca.

A unidade, que estava desativada há dois anos, foi arrendada pela Prefeitura de Niterói e passou por um trabalho de adequação e instalação de equipamentos para entrar em operação e atender a população no combate à pandemia do Coronavírus.

“Em menos de 20 dias uma equipe extraordinária viabilizou a estrutura para que esse hospital começasse a funcionar a partir desta sexta-feira. As pessoas perguntam porque não usamos hospitais como o Santa Cruz ou o Hospital da Unimed, mas esses demandariam obras de adequação que levariam de quatro a seis meses para serem concluídas. Já teríamos passado do período mais grave dessa terrível epidemia. Esse hospital estará funcionando em um prazo recorde e, ao longo das próximas semanas, esperamos salvar muitas vidas nessa unidade”, afirmou Rodrigo Neves.

A unidade, estruturada em apenas 20 dias, será operada pela Organização Social Viva Rio (OS) contratada por 58,6 milhões. A OS vai alocar uma equipe com mais de 1 mil profissionais.

Estiveram presentes o secretário de Planejamento e pré-candidato à prefeitura de Niterói Axel Grael (PDT-RJ), o secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Oliveira, do vice-presidente da rede hospitalar, Dr. Ramon e da secretaria de Fazenda Giovanna Victer. O governador do Rio, Wilson Witzel, participou da solenidade por videoconferência.

Compartilhe: