Ciro estimula nucleação para popularizar Projeto Nacional de Desenvolvimento

21/05/2021

No Seminário da Fundação Leonel Brizola, pedetista analisou premissas para um futuro governo trabalhista

O pré-candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, salientou a necessidade de nucleação para popularizar o debate sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) e um futuro governo trabalhista. A perspectiva foi exposta, nesta quinta-feira (20), ao longo do Seminário Nacional dos Núcleos de Base, que foi organizado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).

Com o secretário-geral nacional do partido e presidente da Fundação, Manoel Dias, e o economista Nelson Marconi, Ciro comentou que os núcleos representam uma “essencialidade para um partido que tem a tarefa de mudar estruturalmente o Brasil”.

“Organizar a nossa militância em núcleos de base lúcidos, conscientes e informados. Acreditando em ideias, propostas e projetos, e não na ilusão personalista de que fulano, beltrano ou ciclano, por mais qualificados que sejam, tenham a capacidade de fazer a profunda revolução de costumes políticos e de institucionalidades que o nosso país precisa”, avaliou, ao propor a comparação dos projetos dos presidenciáveis até 2022.

“Nós precisamos ter, na ponta da língua, as compreensões básicas do debate porque, no Brasil, ele começa a ser fraudado e isso nos atrapalha”, indicou, com críticas à falta de discussões políticas aprofundadas sobre a crise instalada pelo governo Bolsonaro e as prioridades para retomada nacional.

Explicando que o processo de formação de uma célula demanda apenas cinco pessoas, inclusive no formato virtual, Manoel Dias reforça a necessidade de expandir o alcance da pré-candidatura do Ciro, que apresenta uma íntegra trajetória construída, principalmente, desde a passagem pela prefeitura de Fortaleza (CE), na década de 80.

“A gente tem conclamado para que criem núcleos de base para que a gente possa, a partir desse seminário, delinear o que é o Projeto Nacional de Desenvolvimento em uma linguagem compreensível. É para que o povo possa entender, lá na ponta, as propostas de reformas estruturais lideradas pelo Ciro, que serão indispensáveis para que possamos recuperar o país”, disse, destacando o site exclusivo: nucleosdebase.com.br.

Integração

A partir de temas centrais, como emprego, saúde e meio ambiente, Marconi, que é o coordenador do plano de governo do Ciro desde 2018, busca levar ao cidadão não só o entendimento das propostas, mas também a captação da influência de cada uma delas na rotina da população em geral.

“Mostrar para o nosso público, tanto os militantes, quanto os agentes políticos, como o Projeto Nacional de Desenvolvimento se traduz no dia a dia das pessoas e pode melhorar a vida da população”, relatou, diante do anúncio de novas edições do seminário nos próximos meses.

Mediado pelo secretário nacional de Núcleos de Base, Leonardo Zumpichiatti, o evento também contou ainda com as participações do vereador pedetista em Belém (PA) Allan Pombo e o professor e produtor do canal “Jumentim Amarelo”, Jota Lima.

A íntegra do evento pode ser acessada aqui.