Ciro e Lupi enaltecem Brizola ao fortalecer projeto nacional trabalhista

Bruno Ribeiro
21/06/2022

Pedetistas prestam homenagens ao fundador do partido e herói da pátria, que faleceu há 18 anos

“A sua lembrança está nas nossas falas por onde caminhamos, todos os dias, no Brasil”, disse o pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes, ao enaltecer a representatividade do fundador do PDT, Leonel Brizola, no Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND). Com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e lideranças trabalhistas, o ex-governador do Ceará prestou homenagens nesta terça-feira (21), em São Borja (RS), pelos 18 anos de falecimento do herói da pátria.

Ao contar, com orgulho, o recebimento do último voto de Brizola para presidente, em 2002, Ciro citou a necessidade de reverberar, a partir do plano de governo, as bandeiras do trabalhismo, que refletem ainda os ex-presidentes da República Getúlio Vargas e João Goulart. Ambos também foram sepultados na mesma cidade gaúcha.

“18 anos da perda física do meu colega, meu amigo, de quem tive, não cansarei nunca de repetir, essa minha medalha, meu galardão, do último voto em vida para presidência da República do Brasil”, disse, citando a coragem e o amor brizolista pela nação e pelos interesses populares.

“Quem conhece a biografia do Brizola há de saber quanta gratidão a nossa pátria deve a esse homem. Se mais não foram as razões, o homem que construiu 6.302 escolas. […] Introduziu o conceito [da educação de tempo integral], que é pacífico hoje. É o único caminho para libertação dos nossos jovens das terríveis ameaças que as periferias impõem hoje”, completou.

Sobre a vertente política sustentada pelo PDT, Ciro ratificou a determinante contribuição para os períodos de efetivo progresso brasileiro, como a Era Vargas, a partir da década de 30.

“O trabalhismo foi a fecunda resposta brasileira que se produziu para se conciliar as virtudes da iniciativa privada com o imperativo de justiça social e promoção da igualdade e superação da miséria e da concentração de renda”, relatou.

Importância

Diante do túmulo, que é visitado anualmente, Lupi garantiu o compromisso de seguir preservando e valorizando os princípios que forjaram a criação do partido, em 1980, bem como possibilitar a retomada dos avanços alcançados, com gestões trabalhistas, no governo federal.

“A sua vida foi um misto de coragem, comprometimento, lealdade e amor profundo ao povo brasileiro. Lembrar de Brizola é lembrar dos nossos compromissos, da nossa história e seguir a coerência em defesa da nossa pátria”, comentou.

“Vale para que a gente consiga com essa energia, diante do corpo depositado de Leonel Brizola, ter a luz para iluminar esse país”, acrescentou.

Para a deputada estadual Juliana Brizola, os “ensinamentos, exemplo e amor” do avô seguem norteando a militância pedetista por um Brasil mais justo, igual e democrático.

“Todo dia 21 de junho eu venho, aqui, para te deixar uma rosa e conversar um pouquinho, assim como o senhor fazia com doutor Getúlio”, afirmou.

“Queria te dizer que estamos bem, sempre lutando e mantendo vivo o teu legado. Trabalhamos muito por um país melhor, aquele que o senhor queria para todos os trabalhadores e todas as crianças. Obrigada por tudo. Siga nos iluminando aí de cima. Te amo para sempre e sinto saudades”, finalizou.