Ciro afirma que autonomia do Banco Central é um golpe contra o País

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Por Wellington Penalva
10/02/2021

Em suas redes sociais, o pedetista explicou que a aprovação da matéria coloca o destino da economia do País nas mãos dos “bilionários do sistema financeiro”.

 

Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT, voltou a criticar o projeto de autonomia do Banco Central (PLP 19/19) que está previsto para ser votado nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados. Na prática, de acordo com o pedetista, a aprovação da matéria coloca o destino da economia do País nas mãos dos “bilionários do sistema financeiro”.

Em suas redes sociais, Ciro atacou a forma apressada com que o Congresso tem lidado com o tema e afirmou que o projeto é um golpe contra o país. “A quadrilha que nos governar prepara para hoje, sem nenhuma discussão, um profundo golpe contra o destino do Brasil como nação democrática”, publicou.

Em novembro do ano passado, pouco antes da matéria ser aprovada pelo Senado, Ciro havia divulgado um vídeo alertando para a manobra.

“Autonomia do Banco Central na prática é assim: você e eu poderemos eleger qualquer pessoa para presidente da República, mas, a partir desta deliberação, o presidente não terá controle sobre a taxa de juros, o endividamento do setor público, a taxa de câmbio, ou seja, o valor da nossa moeda em comparação com as moedas estrangeiras, especialmente o dólar”, disse na ocasião.

Agora, Ciro Gomes complementou o que havia dito há três meses. “Empregos, salários, tudo passa a ser controlado, na prática, pelos diretores do Banco Central (paus mandados dos bancos há mais de 20 anos)”, destacou em publicação de ontem, no Facebook.

Confira a íntegra da publicação de Ciro Gomes:

“A quadrilha que nos governa prepara para hoje, SEM NENHUMA discussão, um profundo golpe contra o destino do Brasil como Nação democrática: a pretexto de autonomia do Banco central, querem votar às pressas, ainda hoje, um projeto que deixa entregue aos Bilionários do sistema financeiro o destino da economia brasileira. Crédito, juros, inflação, cambio, financiamento da infraestrutura do País , tudo que é essencial ,portanto nível de atividade econômica, empregos, salários , TUDO passa a ser controlado, na prática, pelos diretores do Banco Central ( paus mandados dos bancos há mais de 20 anos ). Vc vai poder votar pra presidente mas o presidente eleito não vai poder controlar o banco central. É o caso, sem duvida , de uma revolta popular… Que não acontecerá porque os animadores de auditório trabalham para distrair nossa sofrida Nação.”

Compartilhe: