Carlos Lupi e direção da FLB-AP definem planejamento estratégico de formação política do PDT


Bruno Ribeiro
21/07/2025

Com foco em 2026, reunião mobiliza representantes nacionais e estaduais da organização trabalhista

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, promoveu, nesta segunda-feira (21), uma reunião virtual com a direção nacional e os vice-presidentes da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) para analisar o planejamento de formação política dos quadros trabalhistas.

Representando o presidente nacional licenciado da FLB-AP, Manoel Dias, a coordenação interina, composta pelo secretário nacional adjunto do PDT e secretário-geral da Fundação, André Menegotto, pelo diretor do Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), José Carlos Rassier, e pelo vice-presidente da FLB-AP na Região Sul, Nelton Friedrich, apresentou as ações realizadas ao longo dos últimos meses e as propostas para os próximos anos, em parceria com o partido.

Entre as prioridades, a implementação do Projeto de Formação Trabalhista nos estados a partir do suporte fornecido pelos setores da organização pedetista, como o Centro de Memória Trabalhista, a Universidade Leonel Brizola (ULB), a Secretaria de Núcleos de Base e o CFGT.

Como resultado, a estratégia de formação ampliará, segundo Lupi, a presença pedetista localmente e potencializará as nominatas para as eleições majoritárias e proporcionais em 2026.

“Precisamos intensificar o entrosamento da Fundação com a Ação da Mulher Trabalhista, a Juventude Socialista e demais movimentos para potencializar, a partir dos cursos presencial e virtual, o aprimoramento de quadros partidários e o fortalecimento das chapas”, disse, ao indicar a coordenação estadual pelos vice-presidentes da FLB-AP para inserir os contextos regionais.

“A renovação não vem só com a idade. Temos que alimentar os nossos sonhos. Por isso, em cada estado, temos que ter conteúdos nacional e local para impulsionar as pautas do Trabalhismo, como os direitos dos trabalhadores e aposentados e a democracia. E, assim, contar com mentes renovadas”, completou.

Ao citar a filiação de Roberto Requião e Requião Filho na última semana, André Menegotto comentou a importância de novos quadros para a expansão do partido.

“Estamos propondo uma importante agenda para desenvolver os quadros do PDT no restante deste ano e para 2026”, explicou.

Rassier detalhou as bases do projeto de desenvolvimento, que será implementado em conjunto com as direções estaduais do partido e da Fundação.

“Entre os grandes objetivos, temos a inserção do partido no debate público. A partir do projeto, apresentaremos aos pedetistas informações para dialogar sobre temas fundamentais, como soberania e democracia”, explicou, ao lado de Ades Oliveira, coordenador da FLB-AP.

Para Sirley Soalheiro, que é secretária-geral do PDT de Minas Gerais e integrante da direção da AMT, disse que o partido precisa seguir estimulando a participação, principalmente de mulheres, para conquistar mandatos.

“Temos um calendário da AMT definido para formar as mulheres. Com o apoio da Fundação, vamos avançar com a motivação e a qualificação da nossa militância”, concluiu.