Café com Lupi ilustra luta cotidiana pedetista


PDT Nacional
06/03/2021

Weverton Rocha e José Bonifácio contam suas experiências de mandato alinhadas à política do partido

 

O Café com Lupi deste sábado apresentou um quadro do que é e pelo que luta o PDT. A tintura vem da experiência dos convidados, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, e o senador Weverton Rocha, do Maranhão, além do presidente nacional do partido e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Desafios de gestão e mandato foram permeados pela própria construção partidária e pelo emprego das bandeiras pedetistas nas políticas públicas.

A gestão de José Bonifácio diz muito sobre o propósito do PDT à frente do Executivo. Para começar, o prefeito de Cabo Frio garantiu ampla representatividade nos espaços de poder durante o seu mandato. “Nós formamos uma equipe aqui de primeiro escalão, são 20 secretários municipais, metade é de mulheres e 30% de negros”, afirmou.

A fim de garantir um ensino público de qualidade, José Bonifácio vai municipalizar o Centro Integrado de Ensino Público (Cieps), hoje subutilizado no município – das mil vagas possíveis, apenas 54 estão ativas. O prefeito pedetista também lança esforços nas áreas de Saúde e de capitação de investimentos empresariais para a cidade.

Weverton Rocha levou ao debate sua trajetória política e suas décadas de luta pelo trabalhador e pelo povo maranhense. Nas trincheiras do PDT desde muito jovem, foi da Juventude Socialista ao Senado como o senador mais votado da história do Maranhão, passando pela Câmara dos Deputados por dois mandatos.

“É o único partido da minha vida. Nossas votações, pode puxar, sempre tiveram uma coerência, nossas posições sempre tiveram uma coerência, ou seja, não são posições de governo – ‘ah! De acordo com o governo muda o discurso’, não. Nossa posição é de acordo com o nosso partido, com o nosso programa, com o nosso estatuto, com a nossa história”, afirmou Weverton.

O senador conhecido em Brasília como embaixador dos lençóis e das terras maranhenses, também falou sobre uma das ações que mais marcaram seu atual mandato, a implantação do Hospital de Amor, unidade de saúde específica para a prevenção e tratamento do câncer, em Imperatriz (MA).

“Esse hospital vai ter duas carretas que vão rodar os municípios da região, realizando exames de colo do útero e de mama para a prevenção das mulheres que estão, infelizmente, morrendo muitas vezes até sem saber que estão com câncer, ou seja, sem serem diagnosticadas”, explicou o senador.

Lupi ainda provocou Weverton perguntado o que ele faria caso eleito governador do Maranhão. Ágil, o senador não demorou em apontar as potencialidades a serem exploradas no estado como o agronegócio em consonância com a agricultura familiar e a promoção da indústria local.

Entre uma fala e outra, o bate-papo abordava a construção partidária. A formação de lideranças, o amplo espaço para o debate e o trabalho constante de militantes e dirigentes foram elencados como base para a elevação do PDT. Momentos críticos como o falecimento de Brizola sugiram como ponto de superação e solidificação da legenda.

Confira abaixo o Café com Lupi deste sábado.

Compartilhe: