Axel Grael assume compromisso de investir na qualidade habitacional das comunidades em Niterói (RJ)

Foto: Thiago Côrtes

03/11/2020

O candidato a prefeito de Niterói Axel Grael (PDT-RJ), da coligação União por Niterói, que tem apoio do prefeito Rodrigo Neves, assumiu o compromisso de levar um novo ciclo de investimentos para as comunidades, através do Programa Morar Melhor, que prevê uma série de melhorias habitacionais e sanitárias. A proposta foi anunciada nesta segunda-feira (2), durante um encontro com jovens de comunidades niteroienses.

O Morar Melhor vai promover mais qualidade de vida para os moradores de comunidades de Niterói, através de obras de infraestrutura nos acessos e nos espaços em comum. Além disso, o programa ainda tem como vertente a qualidade habitacional das famílias.

“Assim como o Médico de Família, agora vamos ter o Arquiteto de Família, com profissionais qualificados que vão apoiar as famílias na melhoria de suas casas, com ideias de melhor ventilação e iluminação, por exemplo. Essa iniciativa, além de trazer mais qualidade de vida para os moradores, aquece a economia de Niterói e incentiva o mercado da construção civil, um dos setores que mais geram empregos”, ressaltou Grael.

Em conversa com os jovens, Grael também falou sobre a proposta de manter o Renda Básica até a chegada da vacina e de implantar uma rede Wi-Fi gratuita nas comunidades, democratizando o acesso à internet.

“Nos preocupa muito esses jovens que estão nas comunidades e não têm acesso a dados. Hoje, a internet já se mostrou essencial e mudou a forma como nos relacionamos. A pandemia só acelerou esse processo. Já estruturamos o projeto para que todas as comunidades de Niterói tenham acesso a uma internet de qualidade e de forma gratuita. Isso gera mais oportunidades”, disse o candidato.

Moradora do Preventório, Marcele Freitas comemorou o anúncio das propostas e lembrou dos investimentos da gestão Rodrigo Neves em sua comunidade.

“Precisamos de políticas públicas dentro das favelas, de uma voz que fale por nós. E o Grael é essa voz. O governo do Rodrigo Neves foi o que mais olhou para as comunidades e nos presenteou com muitas obras no Cavalão. Com o Grael, sabemos que não vai ser diferente”, lembrou Marcele.

Ao longo da tarde, Grael também participou de encontros com representantes do movimento cultural da cidade. O candidato lembrou do plano iniciado pela gestão Rodrigo Neves, com incentivos que transformaram Niterói na cidade do audiovisual. Grael tem como proposta fortalecer ainda mais o desenvolvimento da Cultura na cidade, com a implantação do primeiro centro cultural da Zona Norte, que ficará na Alameda São Boaventura, no Fonseca. Outro compromisso é a recuperação do Cinema Icaraí, espaço que está abandonado há décadas e que a Prefeitura, recentemente, assumiu a gestão. O local ganhará novas salas de cinema e de teatro, um restaurante panorâmico e ainda abrigará a sede da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Fluminense.

Compartilhe: