Audiência proposta por Kátia Abreu discute combate ao aumento da pobreza no campo


Ascom senadora Kátia Abreu
30/05/2019

Em audiência pública requerida pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO),
realizada nessa quarta-feira (29), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, debatedores alertaram para o aumento da pobreza no campo no Tocantins e no Brasil. Eles criticaram a falta de dados atualizados para a construção de políticas públicas que possam atenuar o problema.

A pedido dos senadores, a Comissão enviará ofício ao Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) solicitando os dados detalhados do último censo agropecuário.

Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura e ex-presidente da CNA, alertou que o combate à pobreza no campo não é uma questão apenas de distribuição de renda. Para a parlamentar, o primeiro passo é a regularização fundiária.

“A propriedade rural é, muitas vezes, o único bem daquela pessoa. A partir da regularização, ela adquire condições de contratar crédito. Nenhum país se desenvolve sem o reconhecimento do direito de propriedade”, disse.

O professor da Universidade Federal do Tocantins, Fernando Sérgio Toledo de Fonseca, destacou que 54,7 milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, equivalente a 25,7% da população brasileira, segundo o IBGE. As regiões Norte e Nordeste têm 43,1% e 44,8% da população vivendo com menos de R$ 406,00 mensais.

“Apenas no Tocantins 32,7% vivem com PIB domiciliar inferior a R$ 400,00. O foco dessas pessoas está na busca de alimentos e dinheiro para sua subsistência, deixando em segundo plano educação e saúde preventiva. Isso impacta nas políticas públicas, porque as famílias não conseguem entender qual vai ser o benefício a longo prazo”, explicou.

O assistente social Marcelo Garcia argumentou que a desigualdade no Brasil cresce há 17 trimestres. Para ele, falta por parte dos governos um olhar para a população de rua e para os assentados nas áreas rurais, que não recebem assistência técnica e “sequer têm semente para plantar”.

“Havia um consenso equivocado que Bolsa Família era a resposta à pobreza. A ausência de renda é uma expressão da pobreza, mas não é a única. A gente perdeu muito tempo no Brasil discutindo que transferência de renda resolveria o problema da pobreza. Não resolveu”

Compartilhe: