Artigos

Nos 60 anos do Comício da Central, seguem vivos sonhos do povo livre e Brasil soberano – Por Everton Gomes
João Goulart manifestou seu compromisso inabalável com a justiça social  Em 13 de março de 1964, o presidente João Goulart promoveu um de seus mais célebres discursos no Comício das Reformas - popularmente conhecido como o “Comício da Central”. Ali, naquele local histórico, onde milhares de brasileiros passam diariamente a
Everton Gomes
“No aniversário do ‘comandante’, um tributo a quem sempre atuou em defesa do Brasil” - por Everton Gomes
Professamos os ideais de quem sempre atuou em defesa do Brasil e do povo brasileiro Neste 22 de janeiro, Brizola faria 102 anos. No PDT, nós que professamos os ideais de quem sempre atuou em defesa do Brasil e do povo brasileiro costumamos celebrar o “aniversário” do nosso comandante. Tive
Por que a geração de empregos é a melhor política social? - Por Everton Gomes
Rio acumula geração de 73 mil novas vagas entre janeiro e novembro de 2023 A promoção do pleno emprego é o desafio do terceiro milênio. Explico: com a entrada em cena de novas tecnologias que intensificarão, cada vez mais, a substituição de funções exercidas por seres humanos por máquinas operacionalizadas
Everton Gomes
Everton Gomes: “Rio cresce com mais trabalho”
Novo Caged mostra que tivemos um saldo positivo de quase 11 mil novas oportunidades na cidade Os desafios do novo mundo do trabalho são imensos. Embora não seja um fenômeno novo, a evolução tecnológica suprime ofícios e cria novos, exigindo de todos nós, gestores públicos, compromisso com a promoção de
O gênio Darcy Ribeiro, vulcão criador do Brasil soberano e cidadão
Hoje, 26 de outubro, Darcy Ribeiro estaria completando 101 anos. Neste texto, Felipe Quintas e Pedro Augusto Pinho falam do inventor dos Cieps que ajudou Brizola a governar. “Para afirmar nossa identidade e realizar nossas potencialidades só necessitamos nos livrar de nossas próprias classes dominantes, medíocres e infecundas, que fizeram
Veja a Íntegra
Instituto David Miranda é um legado de esperança para novas gerações – Por Everton Gomes
O deputado federal, falecido precocemente aos 37 anos, deixou uma marca indelével na política brasileira e na luta pelos direitos humanos A inauguração do Instituto David Miranda, sob a liderança do viúvo e companheiro de lutas, o jornalista Glenn Greenwald, representa um farol de esperança para uma geração que busca
Everton Gomes
“Política é a arte do diálogo: instituições fortalecidas melhoram a vida do povo”, por Everton Gomes
A busca por parcerias e o diálogo permanente e aberto estão rendendo frutos no Rio de Janeiro Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo francês do século XVIII, foi pioneiro ao enxergar, na prática política, o exercício da vontade geral. Isto é, a partir da legitimidade que a decisão soberana do povo manifesta
Everton Gomes
Everton Gomes: Rio de Janeiro tem potencial para ser a capital dos empregos verdes
Temos um olhar muito especial para a oportunidade ímpar da transição energética Desde que iniciamos no desafio de elaborar e executar políticas públicas de geração de trabalho e renda no Rio, em janeiro, deixamos clara a nossa meta: aproveitar as potencialidades de uma cidade que tem mar, baía e lagoa,
Everton Gomes
Everton Gomes: “O racismo é um crime inafiançável e imprescritível”
21 de maio: data marcada por um ato imperdoável de racismo contra Vini Junior Domingo, 21 de maio de 2023. Esta data é marcada por um ato imperdoável de racismo promovido pela torcida do Valencia contra Vini Junior, no jogo da La Liga entre Valencia 1 x 0 Real Madrid.
Veja a Íntegra
Petróleo no mar torna Guiana o país que mais cresce no mundo
O FMI estima em 37% o crescimento este ano da economia da Guiana (vizinha ao Brasil) que, ano passado, cresceu 62% Por  Matthew Smith (*) O pobre e pequeno estado sul-americano da Guiana (ex-inglesa) –  ao Norte do Brasil - está no meio de um épico boom de crescimento graças