Acir Gurgacz e Flávia Morais participam de reunião da AMT

Reunidas desde o início desta quinta-feira (14/07), em Brasília, as representantes da Ação da Mulher Trabalhista abriram espaço na sua reunião bimensal para um encontro com o líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz e com a Deputada Federal Flávia Morais, representando a bancada feminina do partido.

Para ambos, a presidente do movimento, Miguelina Vecchio, esclareceu que “hoje, fala-se muito no preconceito enfrentado pela mulher, mas na prática a política de desconstruir a discriminação é bem mais difícil de acontecer”. Exatamente, por isso, primeiro para a Deputada e depois na companhia do senador, Miguelina solicitou o apoio dentro do Congresso na construção de políticas públicas que desmistifiquem o papel da mulher na sociedade e de fato promovam esse respeito a igualdade de direitos. Criticou ainda o fato de alguns partidos terem mulheres em seus quadros ou as lançarem como candidatas apenas para cumprir cotas, em uma espécie de “estelionato eleitoral”.

Sensível à causa, a deputada Flávia Morais apresentou para o grupo um projeto de lei de sua autoria que prevê a obrigatoriedade do eleitor de votar em dois gêneros, o que segundo ela provocaria uma participação mais ativa das mulheres na política, fazendo com que os partidos também fossem motivados a ampliar a participação feminina. O projeto de lei vai ser apresentado como sugestão de emenda para a Reforma Política ,na Comissão de Constituição e Justiça e também no plenário. A idéia foi recebida com entusiasmo pela AMT.

Já o senador Acir Gurcacz aproveitou o encontro para se apresentar e fazer um resgate de sua trajetória como empresário e político, na qual sempre valorizou a participação feminina em cargos de confiança. “Como prefeito, coloquei mulheres à frente das principais pastas e dentro da minha empresa elas também ocupam cargos estratégicos, não por serem mulheres, mas porque são extremamente competentes e qualificadas”, ressaltou o senador, reiterando total apoio ao movimento.