“A grande arma da educação é a caneta”, simboliza Carlos Lupi


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
03/08/2020

Durante seminário sobre Trabalhismo, o presidente do PDT valorizou o legado do Ceará no ensino público

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, valorizou o legado acumulado pelo Ceará, no ensino público, para defender a temática como um dos pilares históricos da sigla. “A grande arma da educação é a caneta, nosso instrumento de luta”, simbolizou, ao exibir o objeto durante a live do 1º Seminário Trabalhista da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) no Ceará. Realizado nesta segunda-feira (3), o encontro virtual abriu a série de debates com lideranças brasileiras ao longo do mês de agosto.

Ao mencionar Sobral, cidade reconhecida mundialmente pela qualidade das suas escolas e gerida, atualmente, pelo pedetista, Ivo Gomes, Lupi ratificou a colocação da pauta como instrumento essencial de libertação e transformação do povo brasileiro, além de relatar a representatividade de Ciro Gomes no progresso do estado, em especial da capital, com o prefeito Roberto Cláudio.

“Eu quero que o Brasil cresça como o Ceará, onde Fortaleza nos orgulha. Isso é fruto de gestão e competência e passa pelo exemplo de Ciro, que representa a continuidade do projeto nacional de desenvolvimento iniciado Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola”, disse o ex-ministro do Trabalho e Emprego, ao completar citando os 40 anos do partido e as perspectivas para as próximas décadas: “Ciro presenta o futuro de uma geração que aposta na inteligência do povo brasileiro diante de uma concepção de nação com oportunidade igual para todos.”

Para o presidente estadual do PDT e líder da Oposição na Câmara Federal, deputado André Figueiredo, o partido tem a raiz trabalhista associada ao perfil desenvolvimentista da Era Vargas, que, segundo ele, transformou o país não só economicamente, mas também nas questões sociais, ao pontuar os direitos trabalhistas consolidados pela CLT.

“Seguiremos buscando a implantação desses ideais que privilegiam o cidadão, tão bem simbolizados por Brizola a partir dos seus governos e pela rede da legalidade. Nossa história é, portanto, de luta na construção de um caminho para o Brasil justo e democrático, que todos nós sonhamos”, disse o parlamentar, originário da Juventude Socialista (JS).

Simbolismo

A partir do secretário-geral nacional do partido e presidente da FLB-AP, Manoel Dias, as lideranças pedetistas fizeram uma homenagem ao presidente de honra do PDT no Ceará, ex-senador Flávio Torres, ao relatarem a sua importância desde o processo de criação e construção, a partir da década de 80.

“O Flávio é uma inspiração para todos nós e Brizola fazia questão de consultá-lo sobre decisões importantes, pois ele edificou uma trajetória de lealdade aos princípios trabalhistas. Por isso, serve de inspiração para a nossa aguerrida bancada no Congresso Nacional durante os enfrentamentos para impedir os retrocessos apresentados por Bolsonaro”, comentou Dias.

Transmitido pelo Estúdio Legalidade e Central de Mídias Sociais nas redes da Fundação e mediado pela presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) estadual, Cristina Brasil, o evento contou ainda com as contribuições do vice-presidente estadual da Fundação, Papito Oliveira, e do chefe de gabinete do deputado, André Figueiredo, e ex-titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino, que exaltaram as ações pedetistas para formação e organização da militância em todas as regiões do estado, bem como em nível nacional.

Confira o debate, na íntegra:

Compartilhe: